Quais os efeitos dos investimentos em renda variável a longo prazo?

Investimentos em renda variável é recomendado para os investidores que pretendem manter a aplicação por prazos maiores, objetivando maior rentabilidade e a realização de projetos maiores. Os fundos de renda variável têm mais de 67% de sua carteira em ações negociadas à vista na bolsa, ficando sujeitos às oscilações dos preços de ações. Que tal conhecer mais sobre esse tipo de investimento?

Renda variável para investimentos a longo prazo

Por que aplicar em renda variável quando se pretende investir a longo prazo? O investimento em renda variável é considerado de mais risco, por estar sujeito às oscilações dos preços no mercado de ações; contudo, em investimentos mais longos, é possível recuperar eventuais perdas com a inconstância do mercado de ações, conseguindo um equilíbrio satisfatório.

Índices para renda variável

Enquanto investimentos de renda fixa acompanham índices como a taxa Selic e o IPCA, muitos fundos de renda variável acompanham a variação de índices do mercado acionário, como Ibovespa (índice principal da BM&F Bovespa, a bolsa do Brasil) e o IBX (índice Brasil, que reúne as 100 ações mais negociadas do país).

Como investir em renda variável

Os especialistas recomendam a não investir todo o capital em único fundo ou uma única modalidade de renda variável, mas diversificar, de modo a compensar as perdas de um investimento com os rendimentos de outro. É bom observar o desempenho das empresas, o comportamento das ações nos últimos anos e do principal índice do mercado, o Ibovespa. Há milhares de fundos no Brasil, cada com sua própria política, que deve ser estudada antes da aplicação do dinheiro. Muitas oportunidades estão aparecendo para os investidores em setores diferentes, como educação, saúde, consumo e financeiro. Além disso, é possível investir no dólar (câmbio) e no ouro.

Outras opções além do índice Ibovespa

Uma pesquisa feita pela XP Gestão revelou significativos dados: analisando uma amostra de 726 fundos classificados como Ações Livres, a pesquisa mostrou que, em 10 anos, a média desses fundos rentabilizou 395% enquanto o Ibovespa rentabilizou 131%.

Vantagens e benefícios da renda variável

  • No fundo de ação, o papel de avaliar o mercado e fazer os investimentos é delegado ao administrador;
  • Os fundos de investimento são uma excelente opção para os que não têm segurança, conhecimento e tempo para investir sozinhos, já que os administradores encarregam-se de buscar os melhores ativos e de repassar os melhores rendimentos aos cotistas;
  • Quanto maior o capital investido em ações, menor a taxa de administração;
  • Sobre o rendimento do fundo, há desconto de 15% do Imposto de Renda no ganho final;
  • Apesar dos problemas alardeados ultimamente, a verdade é que o Brasil possui empresas promissoras e excelentes gestores.
  • Para os estrangeiros é mais barato entrar no país com uma moeda desvalorizada (desvalorização do câmbio);
  • No começo desse ano, houve intenso fluxo de estrangeiros para investimentos em ações;
  • Produtos industriais brasileiros, que vinham sendo substituídos pelos chineses, já começam a competir com países do exterior;
  • O ouro, além de ser um bem durável, raro e com elevada demanda, é uma forma de se proteger contra a inflação e a desvalorização da moeda (é um dos principais fundos de reserva dos países).

Se você dispõe de um bom capital e deseja investir a longo prazo, pense na renda variável como uma das melhores opções. Você já possui algum investimento? Está satisfeito com ele? Comente abaixo, compartilhando dicas e experiências com outros leitores!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *