4 melhores investimentos a curto prazo

Quando sobra um dinheirinho em seu orçamento, é sempre bom fazê-lo girar e render um pouco mais, não acha? A má notícia é que não existe uma receita pronta quando se trata de investimentos. Por outro lado, existem, sim, algumas excelentes maneiras de encontrar a estratégia ideal para multiplicar suas economias — como ficar atento ao valor a ser aplicado e à urgência em receber essa quantia ajustada de volta. Não sabe nem por onde começar? Pois para ajudá-lo nessa tarefa resolvemos separar aqui 4 formas de investimentos a curto prazo para você garantir a prosperidade do seu patrimônio no futuro. Confira a seguir:

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB é uma das maneiras que os bancos têm para captar recursos com o objetivo de fomentar suas atividades. É como se o investidor emprestasse dinheiro ao banco e, ao final do prazo estabelecido, recebesse uma quantia maior como remuneração por essa espécie de favor. Se você se interessa por investimentos a curto prazo, essa certamente é uma opção viável.

Existem 3 tipos de CDB: pré-fixado, pós-fixado e os que remuneram com juros e um índice de inflação acordado. O pós-fixado é o mais popular e funciona com base em uma taxa de referência, sendo o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) a mais comum. Bancos médios são mais propensos a negociações com intenção de uma maior remuneração com o CDI.

Mas vale um aviso: fique atento à segurança do seu investimento, nunca aplicando mais de 250 mil reais em somente uma instituição financeira, ok? Afinal de contas, esse é o limite estabelecido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para você reaver seu dinheiro em caso de falência do banco.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Quando o setor imobiliário está aquecido, investimentos a curto prazo em LCI costumam ser ótimas fontes de rendimento para seus investidores. Você pode comprar LCIs em bancos cujo lastro seja em créditos imobiliários. Só fique atento à remuneração, feita de acordo com o CDI, que, no curto prazo, compensa apenas se estiver acima de 90%.

Como o governo tem interesse em incentivar as atividades desse setor, foi concedida a isenção do imposto de renda para essa modalidade de investimento. Ah, e se você quiser ser amparado pelo FGC em situações emergenciais, a dica de limitar o valor a no máximo 250 mil reais também vale para esse caso, ok?

Letra Financeira do Tesouro (LFT)

Esteja atento, primeiramente, para o nome desse investimento, pois o governo o mudou recentemente para Tesouro Selic. Trata-se de uma das opções mais seguras no rol de investimentos a curto prazo, porque, nesse caso, você não aplica seu dinheiro em um banco privado, mas o deixa diretamente na mão do governo, o próprio dono da máquina do dinheiro.

Vale lembrar que esse é um investimento com rendimentos pós-fixados, sendo que sua remuneração, como a nova nomenclatura já sugere, é baseada na taxa Selic.

Caderneta de poupança

Esse é o investimento mais clássico, mais conservador e de maior liquidez. Simplesmente abra uma poupança em um banco e aplique seu dinheiro na conta. A remuneração é mensal, isenta de imposto de renda e sua liquidez é diária, ou seja, você pode ter seu dinheiro em mãos a absolutamente qualquer momento, sem perder um centavo.

Porém, nem tudo é perfeito. O baixíssimo rendimento da poupança pode prejudicar o bolso do investidor em tempos de instabilidade financeira. Com a inflação em alta, a remuneração mensal pode não acompanhar a flutuação dos preços e seu dinheiro, na prática, simplesmente não rentabiliza. É segura, mas nem tanto!

E você, o que tem feito para garantir o aumento do seu patrimônio? Conte em nossos comentários quais são suas táticas para fazer seu dinheiro render!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *