Como um gestor de investimento aumenta sua rentabilidade?

Todo investidor gostaria de aumentar a rentabilidade do seu investimento. Este é o motivo que nos leva a fazer investimentos. Mas, na prática, nem sempre é possível fazer sozinho uma gestão adequada da nossa carteira, que nos permita alcançar os objetivos que traçamos, seja por falta de tempo ou até mesmo de habilidade, conhecimentos.

Se esse é o seu caso, chegou a hora de contar com uma consultoria financeira, ter um gestor de investimento para cuidar da sua carteira. Esse profissional vai analisar o seu perfil, conhecer os seus objetivos e te ajudar a traçar um plano para alcançá-lo.

Eventualmente, o gestor de investimento pode até executar as ações combinadas com você, mas a principal função dele é aconselhar aplicações e monitorar a evolução delas, alertando para a necessidade de mudanças e lembrando os momentos combinados de entrar e sair de uma aplicação.

O trabalho deste profissional vai permitir principalmente que você diversifique seus investimentos e defina aonde é melhor investir para aumentar a sua rentabilidade. Mas como ele vai conseguir fazer isso? Confira a seguir porque o trabalho dele funciona.

Adequação ao seu perfil

Um gestor de investimentos vai fazer uma análise do seu perfil financeiro, com o que e quanto você gasta, quanto tem disponível para investir. A partir destas informações ele conseguirá traçar a melhor opção de investimentos para que os seus objetivos sejam alcançados, nos prazos que você estabelecer.

Sem vínculos com bancos

O fato de as únicas metas que um gestor financeiro tem serem atreladas à sua rentabilidade e satisfação, faz com que seu foco seja totalmente voltado para acompanhar as informações e aconselhar ações que vão fazer com que seus investimentos prosperem ou evitar que causem prejuízos. Ele não tem metas de vender produtos para um banco, por exemplo, que podem conflitar com os seus reais interesses.

Disciplina para investir

Investir faz parte da rotina do gestor, ao contrário do que acontece com os investidores de uma forma geral, que têm outras profissões e tarefas que o ocupam durante o horário comercial. Por isso, ele está sempre atento às notícias que podem afetar os seus investimentos e aos prazos e limites estabelecidos previamente para entrar e sair das aplicações previamente escolhidas.

Afastamento emocional

É muito comum que um investidor se apegue a um investimento errado ou que não está mais sendo rentável, protelando a hora de sair dele, por razões emocionais. Um profissional vai ser menos afetado pelas emoções neste momento. A experiência faz com que ele saiba que ganhar ou perder faz parte do jogo, mas o mais importante é preservar os recursos pelos quais ele é responsável e continuar buscando a melhor rentabilidade. Ele vai trazer você de volta para a realidade.

Uma vez que você tomou a decisão de contar com um gestor de investimento para impulsionar a rentabilidade da sua carteira, escolha um profissional que está ligado a uma consultoria de planejamento financeiro com boas referências. Isso permite que você e ele contem com uma estrutura por trás, inclusive um contrato com o seus direitos e deveres bem estabelecidos. É uma garantia.

Além disso, verique se o gestor é certificado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) ou o Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), o que significa que ele tem uma formação voltada para investimentos e passou em uma prova bem rigorosa.

A partir do momento que estive seguro de que os seus investimentos estão nas mãos de um profissional qualificado, você poderá relaxar e esperar o aumento da sua rentabilidade.

Já teve um gestor de investimentos? O que você espera deste profissional? Conte sua experiência e expectativas no espaço para comentários, abaixo.

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *