bolha imobiliária

Essa tal bolha imobiliária realmente existe? Entenda aqui!

O mercado imobiliário ocasionalmente passa por ondulações, não só de preços, mas também no fator oferta e procura. De 2012 a 2014, alguns especialistas no setor levantaram a hipótese de que havia uma bolha imobiliária em desenvolvimento no país, muito embora outros peritos em economia negassem que o mercado imobiliário enfrentasse uma grande crise.

Como todas as áreas econômicas, o setor imobiliário apresenta, normalmente, altos e baixos, e é mesmo um setor bastante volátil. Se os preços dos imóveis no final da década de 2000 e na de 2010 subiram bastante, e houve avanço da oferta no mercado, com o surgimento de vários empreendimentos nos grandes centros urbanos brasileiros, pode-se dizer que existe uma bolha imobiliária no país?

Se essa dúvida ainda existe para você, continue acompanhando este post:

O que é uma bolha imobiliária?

Antes de adentrar o assunto da existência ou não de uma bolha imobiliária, vale a pena entender bem o que isso significa. As principais características da bolha imobiliária são:

  • Manutenção de preços muito elevados dos imóveis (muito acima da média observada historicamente);
  • Causas insustentáveis em longo prazo (ou seja, segue-se um período de intensa queda nos preços);
  • Abundante oferta de crédito (o financiamento imobiliário representa uma elevada porcentagem do PIB do país).

E quando a bolha estoura?

A pior fase da bolha imobiliária acontece quando ela estoura — e os preços dos imóveis caem vertiginosamente, afetando de forma abrupta o mercado imobiliário.

Os indícios de que a bolha vai estourar são os valores acentuados no financiamento imobiliário; a facilidade na concessão de créditos chega a tal ponto que a porcentagem no PIB pode chegar ou ultrapassar os 50%.

O mercado acaba não suportando essa pressão e o resultado é que se inicia um período de intensa recessão, com a desvalorização em larga escala nos preços dos imóveis  e a evolução significativa na demanda.

Como está o cenário brasileiro?

Entre os meses de agosto e setembro de 2015, os imóveis desvalorizaram aproximadamente 0,12% nas 20 cidades pesquisadas pelo FipeZap (indicador com abrangência nacional calculado pela Fipe). E o processo de desvalorização continuou pelo ano seguinte, tendo chegado — em junho de 2016 — a uma queda de quase 5%.

Quanto ao crédito imobiliário, vale dizer que também sofre restrições, especialmente da parte da instituição que mais financia o setor imobiliário no país: a Caixa Econômica Federal. O país vem sofrendo para obtenção de créditos devido a fatores como desaceleração da economia, alta da taxa Selic, aumento do resgate das cadernetas de poupança, redução do poder aquisitivo das famílias e aumento no desemprego.  As construtoras também sofreram queda de 10%  em seus ganhos.

Diante dessa realidade, espera-se, inclusive, aumento nos atrasos e inadimplências nas quitações de parcelas de financiamentos.

Importante lembrar que houve queda não somente nos preços dos imóveis, mas também no valor dos aluguéis.

E afinal, existe ou não bolha imobiliária no Brasil?

A maioria dos especialistas nega essa possibilidade e afirma mesmo que ela está muito longe de acontecer. Para eles, o aumento dos preços dos imóveis não chega ser motivo suficiente para caracterizar a existência de uma bolha imobiliária no país. O financiamento imobiliário representa aproximadamente 10% do PIB nacional, somente. Além disso, a ideia de aumento nos preços dos imóveis deve ser reconsiderada, pois os preços já estão caindo desde 2015 e especula-se que vai continuar assim. Essa parcela otimista de especialistas conclui que, em curto prazo, não existe risco para o Brasil.

Contudo, há alguns especialistas que consideram esse período de recessão justamente como o estouro, ou término, de uma bolha imobiliária já existente, mas não reconhecida oficialmente.

Outros alegam que o nome não importa muito: o que vale é que houve um aumento nos preços dos imóveis — aumento que ainda persiste apesar das declarações em contrário. Para eles, o mercado imobiliário ainda vai amargar muitas consequências indesejáveis.

O que você pensa sobre a bolha imobiliária? Concorda com a opinião da maioria ou tem uma visão mais pessimista do evento? Faça seu comentário.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *