Multimercados – O que são e como investir?

Os fundos multimercados direcionam o capital do investidor para várias formas de aplicação, tendo na diversificação dos investimentos uma de suas maiores vantagens. E é exatamente essa diversidade que traz uma significativa melhoria na rentabilidade do investidor. Mas como ser bem-sucedido nessa estratégia? Para começo de conversa, é essencial escolher uma categoria que contemple suas preferências e exigências. Quer saber mais? Deseja investir nos fundos multimercados, mas ainda está incerto em relação ao processo? Então confira agora mesmo nosso post e tire suas dúvidas:

O conceito

Uma vez que os fundos multimercados são aqueles que possibilitam que seus recursos sejam aplicados em várias modalidades de investimento, os gestores consequentemente têm mais liberdade para variar a carteira de aplicações. Assim, é possível investir em DI, ações, moedas, taxas de juros e muitos outros. Pode-se, inclusive, investir em ativos financeiros no exterior!

É importante, porém, que esses fundos tenham políticas envolvendo fatores de risco e que os investidores tenham a clareza de que alcançar o retorno com essa estratégia é uma meta de longo prazo, conquistada por meio dos deslocamentos da estratégia entre as várias formas de investimento escolhidas. Além do mais, é importante ressaltar que existe a possibilidade dos fundos multimercados usarem derivativos tanto para realizar alavancagem quanto hedge, podendo cobrar taxas de performance sobre o sucesso obtido.

As vantagens

As vantagens de se investir nos fundos multimercados são tantas que resolvemos separar somente as principais. Dê uma olhadinha:

  • Gestão: há fundos controlados por gestores profissionais extremamente bem qualificados, o que aumenta consideravelmente as chances desses fundos atingirem rendimentos superiores — sendo o objetivo mais comum, superar o CDI;
  • Diversificação: essa característica está entre as maiores vantagens desses fundos, visto que se pode investir em vários ativos disponíveis no mercado e que muitas vezes são inacessíveis à Pessoa Física diretamente;
  • Derivativo: alguns fundos usam derivativos, como o hedge ou até mesmo como parte do capital principal investido. Isso amplia bastante o leque de estratégias

As categorias

Já que selecionar a categoria dos fundos multimercados é uma tarefa muito importante, os especialistas recomendam que o investidor busque um planejador ou consultor financeiro com boa experiência, a fim de auxiliá-lo na hora da devida identificação de uma estratégia eficaz para seus propósitos de renda. Com essa ajuda, a estratégia certamente será mais bem adaptada.

Dentre as principais categorias estão os multimercados macro, que possuem suas carteiras baseadas nas situações/ativos macroeconômicos como juros e índices de preços; moedas, hedge (que utilizam ações) e outros mais conservadores, que buscam superar o CDI através de operações estruturadas. Nessa última categoria, a manutenção de uma baixa volatilidade é o mais desejado. Um exemplo é o fundo DLM HEDGE CONSERVADOR, muito utilizado pela WG Finanças em suas carteiras.

Além do mais, há os multigestores, que invistem em outros fundos, geridos por diferentes gestores. E ainda há as multiestratégias, fundos com a possibilidade de assumir mais de uma opção de investimento.

Como você viu, a flexibilidade definitivamente é o maior diferencial dos fundos multimercados, sendo possível variar a alocação dos recursos em diferentes modalidades de investimento que atendam a muitas estratégias e diversos estilos.

Agora nos conte aqui o que você pensa a respeito dos fundos multimercados! Ficou ainda com alguma dúvida? Compartilhe suas opiniões sobre o assunto e enriqueça nosso post!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *