como-planejar-a-aposentadoria-de-acordo-com-seu-estilo-de-vida

Como planejar a aposentadoria de acordo com seu estilo de vida?

Uma preocupação que ronda a cabeça da maioria dos trabalhadores diz respeito à aposentadoria. Os mitos que cercam esse período são responsáveis por causar certo receio de que o padrão de vida terá de ser prejudicado devido à inexistência do salário. Sem o planejamento adequado, entretanto, isso realmente pode vir a acontecer. Sabendo disso, veja a seguir como planejar a aposentadoria de acordo com seu estilo de vida!

Conheça qual é o seu padrão de vida

O primeiro passo para o planejamento é conhecer exatamente qual é o seu padrão de vida. Se o seu emprego oferece plano de saúde, você precisa levar em conta que, quando se aposentar, precisará pagar o próprio plano. Caso você goste de viajar, terá de levar em conta o fato de que isso precisa estar no orçamento. Gastos com cuidados pessoais, lazer e entretenimento também devem ser levados em consideração para que você saiba de quanto precisará dispor durante a aposentadoria.

Saiba quais são os seus rendimentos atualmente

Outro ponto que você não pode ignorar diz respeito aos seus rendimentos atualmente. Basicamente, é preciso que você saiba o quanto entra no seu orçamento todos os meses, e isso vai além do salário.

Caso você receba algum tipo de comissão, considerar apenas o salário nominal fará com que você não tenha uma visão concreta da realidade financeira. Na hipótese de você ter uma renda compartilhada, também será preciso considerar todos esses fatores.

Imagine que você e seu cônjuge sejam igualmente responsáveis pelas despesas.  Na hora de avaliar o seu rendimento, você não deverá contar com o salário da outra pessoa. É necessário avaliar suas finanças e ver o quanto você precisará receber durante a aposentadoria.

Avalie as opções de aposentadoria

Mediante a avaliação desses dois fatores você deverá partir para análise das opções de aposentadoria. Para esse planejamento, três opções estão disponíveis. São elas:

Aposentadoria pública

A contribuição para a aposentadoria do INSS é obrigatória por todos os trabalhadores que tenham a carteira assinada. O problema é que a aposentadoria pública apresenta uma sobrecarga cada vez maior, especialmente com o envelhecimento da população.

Além disso, o valor recebido é, na verdade, uma média entre as maiores contribuições. Há também a questão da proporcionalidade, que ocorre quando não são pagos proventos integrais. Assim, ao chegar a hora de se aposentar, pode ser que você termine com um salário menor do que o necessário para o seu padrão de vida atual.

Aposentadoria pessoal

Para tentar contornar a situação, muita gente utiliza investimentos pessoais para conseguir construir patrimônio para a aposentadoria. A opção mais comum é a poupança, principalmente pela sua facilidade e segurança.

O problema reside no fato de que esse tipo de investimento é pouco rentável e em muitos períodos perde para a inflação, diminuindo o poder da compra. Ao investir nessa opção, há riscos de que, na aposentadoria, o valor não seja o suficiente para manter o padrão de vida.

Outros investimentos pensados no longo prazo, por sua vez, podem garantir a construção de um patrimônio necessário para garantir uma aposentadoria tranquila.

Aposentadoria privada

Já a aposentadoria privada consiste na contratação de um plano de previdência privada em que você pode definir quais serão as suas contribuições de acordo com os proventos que você espera receber.

Se você quiser uma aposentadoria maior ou pretende se aposentar mais cedo, poderá fazer contribuições maiores ao longo dos anos. Já se deseja apenas ter um acréscimo da aposentadoria pública, poderá fazer contribuições que pesem menos no orçamento.

Para planejar a aposentadoria de acordo com o seu estilo de vida é preciso que você entenda seu padrão de vida, conheça seus rendimentos e avalie qual a melhor opção. Conte também com a ajuda da WG Finanças para te ajudar a escolher e planejar sua previdência privada. Assim, quando o momento chegar você terá a certeza de que poderá manter o padrão.

Precisa de ajuda ou tem dúvidas para fazer esse planejamento? Deixe um comentário!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *