tipos de investimentos

5 tipos de investimentos que você precisa conhecer

Existem diversos tipos de investimentos no mercado, e o preferido dos brasileiros ainda é a poupança. No entanto, em momentos de alta na inflação — como na crise atual — os rendimentos da tradicional caderneta acabam por gerar retorno ínfimo se comparado a outras possibilidades.

Neste post, vamos te apresentar 5 tipos de investimentos, explicar como funcionam e apontar suas vantagens para que você decida qual a melhor opção para iniciar suas aplicações. Vamos lá?

Previdência privada

A previdência privada é um investimento que te permite saber exatamente o quanto você terá ao final da aplicação apenas com uma simulação — feita no banco ou na internet.

A taxa de juros da previdência privada varia de acordo com a instituição financeira, contudo não costuma ser muito mais alta que a tradicional poupança.

Esse modelo de aplicação é uma excelente opção caso o seu plano seja garantir uma aposentadoria tranquila e uma boa quantia para situações emergenciais no futuro. Se você pretende ter um retorno mais rápido, é preferível apostar em outros tipos de investimentos, como títulos do Tesouro Nacional e o CDB.

Títulos do Tesouro Nacional

Os títulos são uma fonte de renda para o governo realizar investimentos. São documentos financeiros vendidos até pela internet com período de resgate predeterminado. Existem títulos de curto, médio e longo prazo e o investimento nem precisa ser tão alto: alguns são vendidos por R$ 40,00 ou menos.

Um detalhe importante é que existem títulos com juros prefixados e outros que acompanham a inflação. A segunda opção é a ideal na situação de crise econômica atual, num momento de alta dos preços e baixa nos juros.

No entanto, esses títulos são vantajosos apenas quando respeitado o prazo para a venda. A retirada anterior ao vencimento pode representar um lucro aquém do esperado.

Portanto, essa é uma excelente opção caso você tenha uma quantia reservada e queira um retorno alto num período relativamente curto de tempo.

Certificados de Depósito Bancário — CDB

Os CDBs são documentos geridos pelos bancos. Funcionam invertendo o modelo tradicional: é você que empresta o dinheiro ao banco, que lhe paga com juros inclusos o valor investido ao final do prazo acordado.

A retirada antes do vencimento do CDB implica em diminuição do lucro, assim como no caso dos títulos do Tesouro Nacional. Ainda assim, também é uma excelente pedida para aqueles que possuem planos de curto e médio prazo, como incrementar a renda para comprar uma casa ou um carro, por exemplo.

Ações na Bolsa de Valores

É um investimento mais arriscado. Mas também um dos que oferece maior retorno. A compra da ação é um processo um pouco mais burocrático e normalmente intermediado por uma corretora que tenha cadastro na Bolsa.

Para investir nessa modalidade, é muito importante estar antenado quanto às tendências do mercado e ser informado sobre política e economia também.

Ou seja, requer constante observação do investidor. Se você não tiver esse tempo para estudar, mas estiver decidido a aplicar na Bolsa, a dica é contar com uma boa consultoria financeira pessoal. Pesquise currículos, converse com pessoas que já estão nesse jogo há mais tempo e procure profissionais confiáveis. As suas chances de lucrar aumentarão.

Clubes de Investidores ou Fundos de Investimento

Os clubes e fundos de investimento guardam alguma semelhança entre si. A primeira opção garante maior participação do investidor na decisão sobre onde investir os recursos somados entre amigos ou familiares.

No caso dos fundos, a participação do investidor resguarda-se ao dinheiro investido. Esse tipo de aplicação conta com um gestor central e profissional que avalia as melhores opções disponíveis no mercado. Normalmente, os dois tipos de investimentos em grupo conseguem juntar altas quantias e com isso obter lucros proporcionalmente altos.

São boas escolhas para as pessoas que já têm uma noção mais sofisticada sobre o mercado de ações e outras aplicações financeiras.

No final das contas, não importa muito os tipos de investimentos. Claro que existem desde os mais simples até os mais complexas. Mas o fundamental é que você planeje qual o seu objetivo e em quanto tempo você quer alcançá-lo.

Então, decidiu onde vai investir? Deixe um comentário caso queira deixar a sua opinião ou tirar uma dúvida

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *