vgbl e pgbl

VGBL E PGBL? Como escolher sua previdência privada

Para que você possa ter uma aposentadoria tranquila, é preciso começar a planejar, e isso requer o conhecimento das diferenças, vantagens e desvantagens dos dois tipos de previdência privada mais comuns, VGBL e PGBL. Neste post, vamos te mostrar como funcionam essas duas modalidades e qual você deverá escolher de acordo com o seu perfil.

Como definir o melhor plano de previdência privada?

No Brasil, existem duas possíveis formas de se investir em previdência privada. Uma delas é o VGBL, indicado para quem declara Imposto de Renda pelo modelo simplificado. Ele é o tipo é mais interessante para esse perfil, uma vez que não permite utilizar os valores investidos na declaração de IR, mas apresenta como benefício o fato de que terá o imposto incidente somente sobre os rendimentos e não sobre o dinheiro total aplicado.

A outra opção é o PGBL, mais indicada para quem declara IR pelo modelo completo, permitindo a dedução de até 12% de sua renda bruta da base de tributação. Nesse tipo de aplicação, o IR incide sobre o valor total acumulado no momento do resgate. Tanto o PGBL quanto o VGBL podem ser tributados de acordo com a tabela regressiva ou progressiva. A escolha deve ser feita de acordo com sua renda e seus objetivos financeiros.

Tabela progressiva e tabela regressiva

Na tabela regressiva, o importante é o tempo que se poupará o dinheiro, já que quanto maior ele for, menor será o valor do imposto. Nesse caso, a alíquota inicia em 35% sobre os rendimentos se os valores forem resgatados em até dois anos da data da aplicação, reduzindo até chegar a 10% para valores guardados há mais de 10 anos.

O que vale aqui é a “idade” do investimento. Quanto mais velho ele puder ficar, mais interessante será a tabela regressiva para o investidor. No entanto, no momento do ajuste anual, lá no futuro, os rendimentos não poderão ser recuperados na declaração de ajuste anual por serem classificados como de tributação definitiva.

Já na tabela progressiva, a tabela de alíquotas acompanha a tabela ordinária da declaração do Imposto de Renda, indo desde isento até 27,5%, de acordo com o nível de rendimento dos poupadores. Se o seu rendimento já for elevado, você pagará 27,5% sobre os rendimentos, mas terá a vantagem de lançar os valores recolhidos de Imposto de Renda como recuperáveis. Dependendo do seu perfil de investidor e da sua estrutura familiar e de gastos, esse valor poderá ser recuperado.

Qual tabela é a melhor para investir?

Não há uma situação que seja perfeita para todos. O que definirá é o perfil de cada poupador. O ideal é que se inicie a previdência privada pela tabela progressiva, pois se houver necessidade de alteração para a tabela regressiva não haverá burocracia ou custo.

No entanto, se a previdência privada já for iniciada pela tabela regressiva e houver a necessidade de alteração para a tabela progressiva, essa mudança não poderá ser feita — de acordo com as regras vigentes.

Também é viável iniciar pelo VGBL, pois não se sabe até quanto tempo as vantagens da declaração simplificada servirão para você. A partir do momento em que for mais vantajoso, de acordo com a evolução do seu salário, você deve iniciar um PGBL e começar a se beneficiar dele também.

A decisão de investir em previdência privada garante, no futuro, tranquilidade e mais estabilidade financeira em função do crescimento da renda na aposentadoria. Qualquer que seja a sua opção, conte com a WG Finanças Pessoais para te ajudar com esta e todas as outras decisões financeiras que precisar tomar.

E você, já pensou em fazer a sua previdência privada? Ainda está com dúvida de como proceder? Deixe um comentário para que nós possamos te ajudar a realizar a melhor escolha!

 

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *