Entenda como é possível uma aposentadoria com dividendos

Para garantir um período de descanso — mais que merecido! — realmente tranquilo, a preocupação com a aposentadoria deve começar o mais cedo possível. Nesse cenário, você provavelmente conhece apenas aprevidência privada e o INSS, certo? Mas por acaso nunca ouviu falar sobre a aposentadoria com dividendos como sendo uma alternativa viável? Pois essa opção é recomendada para quem já investe e quer aproveitar para melhorar seus recebimentos no futuro. E como nunca é cedo demais para pensar nesse assunto, aproveite para entender como é possível se aposentar com dividendos já:

Como é possível se aposentar com dividendos?

Esse tipo de aposentadoria funciona da seguinte forma: o investidor compra ações que pagam dividendos segundo políticas específicas e, com o reinvestimento desses recebimentos, tem a possibilidade de contar com uma aposentadoria confortável em longo prazo. A lógica disso é bem simples: a longo prazo se junta um grande valor de investimento de modo que, em determinado momento, ele renda o bastante para garantir uma aposentadoria confortável. Esse tipo de estratégia é especialmente benéfico pra quem não dispõe de grandes montantes de dinheiro de uma só vez para o investimento, já que são os dividendos que alimentam o próprio valor.

Para que essa estratégia funcione, entretanto, a disciplina é o fator mais importante, uma vez que será necessário reinvestir os dividendos de maneira bastante pragmática. Caso contrário, os resultados infelizmente não serão efetivos. Também é preciso fazer e acompanhar seu fluxo de caixa para conhecer quando exatamente se dão os recebimentos de dividendos de diferentes empresas.

E como identificar ações com bons dividendos?

Apesar de ser considerada uma tática relativamente segura, a verdade é que não existe investimento com risco completamente nulo, especialmente no mercado de ações. Por isso, é preciso saber identificar ações com bons dividendos, o que vai muito além somente do seu valor. Para fazer essa identificação, além de analisar quanto a empresa paga em si também é preciso:

Levar em consideração o histórico da empresa

Atenção: ter um histórico de boa pagadora não significa que a empresa necessariamente continuará nesse ritmo, mas já é um bom indicativo de que ela provavelmente honrará com seus compromissos. Por isso, nem sempre uma empresa que oferece o melhor retorno é a mais segura, ao menos inicialmente, para receber os investimentos.

Conhecer a política de dividendos da empresa

Também é necessário conhecer a política de dividendos da empresa para que você entenda direitinho como ocorrem seus pagamentos. Algumas empresas pagam dividendos mensalmente, enquanto outras fazem pagamentos bimestrais, semestrais ou até anuais. Ter esse conhecimento é importante para que você mantenha um fluxo de caixa relevante, de modo a ajudar na identificação do momento certo para reinvestir.

Saber qual é a situação da empresa

Conhecer a situação financeira da empresa e sua saúde também é importante, já que, caso ela esteja passando por problemas financeiros maiores, pode ser que precise mudar sua política de dividendos, diminuindo os valores ou até mesmo entrando para as estatísticas dos inadimplentes.

Nesse caso também é recomendado diversificar?

Assim como no mundo dos investimentos em geral, na aposentadoria com dividendos também é fundamental adotar uma postura de diversificação de investimentos. Isso significa basicamente duas coisas: que nem todo seu dinheiro deve ser investido nessa modalidade e também que é preciso comprar ações de empresas diferentes. Dessa forma, os riscos tendem a ser pulverizados e mais facilmente absorvidos caso algo aconteça pelo meio do caminho.

Para se aposentar com dividendos é preciso escolher e comprar as ações certas e ter disciplina para reinvestir os valores recebidos. A escolha das ações, por sua vez, exige uma análise da empresa e um bom nível de diversificação. Viu como resumindo nem parece tão complicado? E se você optar por se consultar com profissionais da área vai ter ainda mais certeza de que o processo é simples e rentável.

Agora nos conte se ainda ficou alguma dúvida sobre o assunto! E que tal aproveitar para aprender o que é preciso fazer para se aposentar aos 50 anos?

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *