Como juntar dinheiro para pagar seu casamento?

É verdade que o casamento é um momento muito importante na vida de um casal, mas é preciso ter muto cuidado para que, no fim das contas, os noivos não se vejam com problemas de orçamento, já que a cerimônia e a festa podem trazer grandes despesas. Na prática, muitos noivos acabam fazendo empréstimos e comprometendo o salário mais do que efetivamente podem pagar, mas o ideal mesmo é começar a vida de casado sem dívidas. Para isso, é necessário poupar um dinheirinho — e desde bem antes do casório! Quer saber como juntar dinheiro para o casamento, a fim de não passar por apertos logo na lua de mel? Então veja agora mesmo as dicas que separamos e fuja de dores de cabeça:

Abra uma conta conjunta

Já que casamento é sinônimo de parceria, comece a praticar essa colaboração logo na hora de juntar dinheiro! Para tanto, crie uma conta conjunta com seu futuro parceiro na vida que seja exclusivamente dedicada à quitação do casamento. Aí é só passar para a economia de parte do salário e de seus rendimentos, depositando essas quantias todos os meses na tal conta conjunta. Entretanto, como os dois terão acesso a essa conta, é fundamental que vocês combinem que o dinheiro não pode ser gasto com nenhuma outra finalidade que não seja o casamento, ok?

Defina o orçamento da festa

Para juntar esse dinheiro corretamente é necessário que você saiba quanto deve ser economizado. Assim, comece definindo o orçamento da festa ao ter, por exemplo, uma ideia do tamanho da sua lista de convidados. Defina juntamente com seu parceiro qual será o tamanho da cerimônia e da celebração, em que lugar pretendem fazê-las e quais serviços adicionais consideram indispensáveis. Procure referências de custos de festas semelhantes e tome esses preços como base. A esse valor, acrescente cerca de 20% a 30% para cobrir possíveis imprevistos, alguma mudança e quaisquer gastos extras.

Corte gastos desnecessários

Se você realmente quer aprender como juntar dinheiro para o casamento, precisará abrir mão de algumas coisas, o que inclui basicamente todos os gastos desnecessários. Assim, despesas com aquelas comprinhas para aproveitar as liquidações sazonais e viagens extras, por exemplo, devem ser eliminadas do orçamento — pelo menos por um tempo. Embora pareça difícil, o importante é ter em mente que esse esforço é em prol de um objetivo maior. Para resultados ainda melhores, coloque na ponta do lápis tudo o que vocês gastam em um mês e descubra o que tem que ser mantido, o que pode ser eliminado e o que pode ser reduzido. Sua conta conjunta agradece!

Crie planilhas de despesas

Para a economia ser realmente eficiente, é fundamental que vocês mantenham um controle bastante rígido do orçamento. Para isso, crie duas planilhas de despesas, uma relativa aos gastos mensais e outra que contenha as despesas diretamente ligadas ao casamento. Na planilha de despesas mensais vocês vão conseguir enxergar para onde o dinheiro está indo, analisando onde poderão fazer novos cortes. Já a planilha de despesas para o casamento serve para que vocês acompanhem direitinho se o orçamento está mesmo ficando dentro do previsto ou se será necessário fazer uma economia maior.

Invista seu dinheiro

Outra opção para não apenas economizar, mas também para fazer render o dinheiro guardado é apostar em investimentos de risco relativamente baixo. Essa decisão, porém, deve ser tomada com cuidado e após uma avaliação completa da situação do casal e da economia em geral. Mas saiba desde já que, geralmente, investimentos de Tesouro Direto ou Fundos DI têm boa rentabilidade e segurança, além de normalmente deixarem o dinheiro indisponível para gastos por um tempo. De toda forma, façam uma avaliação criteriosa antes de se decidirem.

Contrate com antecedência

Guarde essa dica: com quanto mais antecedência você fechar contratos com os fornecedores, mais barato ficará o serviço. Por isso, comece a poupar desde o pedido do casamento e, assim que definirem a data, comecem a fechar contratos com os principais fornecedores. Lembre-se de que, com a economia nesses serviços, torna-se possível gastar em outras coisas para o casamento!

Sabendo como juntar dinheiro para o casamento, o casal começa uma vida nova sem dívidas restantes da celebração de um momento tão especial! Melhor assim, não acha? Então agora nos conte se você conhece alguma outra técnica para poupar! Qual método você acha mais eficiente? Compartilhe suas opiniões e fale mais sobre as dificuldades pelas quais passa na hora de juntar dinheiro! E aproveite para conferir este nosso outro post com dicas para recém-casados organizarem sua vida financeira!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *