Decidi investir, e agora?

Antigamente, investimentos eram considerados como sendo coisas de gente rica, afinal de contas, não era comum ter dinheiro sobrando no final do mês, não é mesmo? Entretanto, essa possibilidade acabou se tornando mais acessível a todos. Graças aos sistemas informatizados que são utilizados hoje, praticamente qualquer um pode se tornar um investidor e ter a chance de multiplicar seus ganhos, mesmo com quantias de dinheiro consideradas pequenas. Mas como e por onde começar? Pois confira abaixo alguns passos importantes para serem definidos quando se decide investir pela primeira vez:

Quanto investir?

Quem vai começar a investir deve, primeiramente, definir um valor, que será a quantia a ser aplicada mensalmente. É preciso lembrar que investimentos têm um prazo para efetivamente trazerem retorno, o que pode ou não demorar — especialmente dependendo do risco que se queira assumir. A premissa básica que um investidor deve entender é que, quanto maior o risco, maior o retorno. E vice-versa.

Que dinheiro investir?

É extremamente importante para o bom investidor que, ao determinar o valor a ser investido, seja levado em consideração todo o seu orçamento. O dinheiro que será investido não deve ser um dinheiro comprometido, uma vez que os investimentos podem demorar bastante tempo até serem pagos. Isso sem contar que, se as aplicações tiverem sido mal feitas, pode acontecer de nem mesmo se pagarem. Portanto, quem começa a investir deve separar uma parte da renda que não tenha outro destino de maior importância.

Onde investir?

Para decidir onde investir, o bom investidor deve, primeiramente, definir qual é seu perfil. Qual será sua posição no mercado de capitais? Será um investidor que preza pela segurança, com retornos menores, ou optará por uma abordagem mais agressiva, assumindo maiores riscos na expectativa de maiores retornos? Uma vez definido isso, é o momento de determinar as organizações onde efetivamente investirá, que serão sempre aquelas mais compatíveis com o perfil previamente estipulado. Lembrando que é sempre importante buscar o maior número de informações possíveis antes de começar a investir, afinal, quanto mais embasamento se tem, maiores serão as chances de realmente lucrar.

Com que intenção investir?

Prazos e formas de rendimento estão necessariamente atrelados a qualquer perfil de investidor. É essencial saber se a intenção, ao se inserir no mercado de investimentos, é de lucrar rápido, comprando e vendendo ações, ou se é de lucrar com dividendos. Isso também influenciará bastante na escolha das organizações em que se aplicará o dinheiro.

Além disso, a busca por um consultor financeiro também é um passo primordial para quem quer começar a investir, afinal de contas, ao lidar com profissionais com especialidade no ramo, sempre se aprende muito mais e com muito mais segurança. Por isso, busque pessoas ou organizações que vejam seus clientes realmente como indivíduos e que, no mundo dos investimentos, buscarão não lucrar a partir deles, mas, sim, lucrar juntamente com eles!

Agora comente aqui e nos conte se você já fez algum tipo de investimento na vida! Qual seu perfil de investidor? Compartilhe suas experiências conosco e enriqueça este post!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *