4 dicas para fazer um empréstimo pessoal que caiba no seu orçamento

Há momentos na vida que se torna quase impossível escapar de um empréstimo pessoal, não é verdade? As parcelas do cartão de crédito se acumulam, as contas inevitavelmente se amontoam no caso de um desemprego, as despesas imprevistas por causa de uma enfermidade não param de surgir, uma reforma mal planejada em seu apartamento extrapola todos os orçamentos e assim por diante.

Porém, é importante saber o momento certo para pedir um empréstimo pessoal, a fim de não se complicar ainda mais no futuro, além de avaliar adequadamente a espécie de concessão de crédito pela qual vai optar. Você está passando por problemas financeiros? Então observe agora mesmo algumas valiosas sugestões para pegar um empréstimo com o qual você possa arcar depois! Acompanhe:

Faça um levantamento preciso de suas dívidas

Um passo essencial a ser cumprido é avaliar, de forma bastante precisa, a quantia total da dívida, cálculo que vai confirmar o real valor do empréstimo pessoal com a instituição financeira, sem que você corra o risco de assumir um compromisso maior do que o necessário. Se há vários débitos para quitar, com pessoas e empresas diferentes, vai ser possível quitá-los e concentrar sua dívida somente com o banco, o que já ajuda bastante no controle do seu orçamento no futuro.

Analise se o empréstimo é mesmo necessário

Pegar dinheiro emprestado com os bancos é algo que deve ser feito em regime de urgência, quando tudo mais já tiver sido avaliado e devidamente descartado, por um motivo ou por outro. Se você tiver alguma reserva financeira ou um parente que possa ajudá-lo por um período, por exemplo, não se furte em usar outras soluções para resolver suas pendências financeiras, até que você seja capaz de reorganizar seu orçamento. Veja se você pode se desfazer de algum bem, como um veículo, e corte ou diminua as despesas menos necessárias. Tudo para evitar complicar o planejamento orçamentário com um empréstimo pessoal.

Veja qual é o tipo de empréstimo para o seu caso

Como existem vários tipos de contratos de concessão de crédito para os clientes de um banco, é preciso analisar, com bastante calma, qual é aquele que oferece as melhores condições para sua situação. No empréstimo consignado, por exemplo, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do beneficiado, com juros mais baixos, uma boa alternativa para as pessoas que não conseguem ter um bom controle financeiro. O empréstimo com cheque especial tem a facilidade da solicitação, mas apresenta juros mais abusivos. Já o empréstimo pessoal bancário é uma modalidade com muitas diferenças de condições entre as instituições financeiras, valendo a pena fazer simulações antes de se decidir por um contrato.

Pense bem em como vai administrar o empréstimo

O empréstimo pessoal foi a melhor solução encontrada para honrar suas dívidas anteriores, porém a concessão de crédito feita pelo banco não pode se tornar outro compromisso que não vai ser honrado. Quando estiver fazendo simulações e avaliando as condições do empréstimo, atente-se para como isso vai impactar em seu orçamento de rotina. Nessa hora vale colocar os cálculos no papel, fazendo tudo com muita exatidão e calma.

Se você não perceber outra solução para esse momento de crise financeira a não ser tomar um empréstimo, tente escolher, pelo menos, aquele que apresente as menores taxas de juros e as condições ajustadas ao seu caso. Não vale a pena adquirir um compromisso com o qual não possa cumprir no futuro, simplesmente fazendo crescer um novo endividamento, não concorda? Já deu uma olhada em tudo e ainda assim não conseguiu tomar a decisão mais acertada? Que tal consultar um especialista no assunto? Esse profissional saberá pesar prós e contras de acordo com suas demandas e limitações, ajudando-o a optar pela melhor alternativa de planejamento financeiro. Faça o teste!

E então, já descobriu qual é o melhor momento e o melhor tipo de empréstimo de acordo com o seu bolso? Pois comente aqui e compartilhe suas impressões, experiências e dúvidas conosco! Participe!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *