Como investir

Como investir dinheiro: guia prático

Por mais que fazer investimentos não seja nenhum bicho de sete cabeças, muitas pessoas ainda têm medo de sofrer perdas, além de não saber quais são as aplicações mais rentáveis. No entanto, é imprescindível saber investir, já que seu dinheiro pode ser uma boa fonte de renda quando bem aplicado.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um guia prático sobre como investir dinheiro. As dicas são simples, objetivas e fáceis de incorporar à sua rotina financeira. Confira!

Entenda o conceito de investimento

Primeiramente, é preciso entender que investir significa fazer com que seu dinheiro trabalhe por você. Assim como qualquer outro investimento, aplicar seu dinheiro em títulos, fundos e letras tem o objetivo de garantir uma renda futura, principalmente em médio e longo prazo.

Considere a inflação

Jamais desconsidere os efeitos da inflação, que costuma ser maior no dia a dia do consumidor do que as taxas oficiais divulgadas pelo IBGE e outros órgãos de pesquisa. Cada investimento deve render acima das taxas esperadas de inflação, para que assim valha a pena. Pense que, caso seu dinheiro fique parado, seja em espécie ou em conta corrente, ele estará perdendo valor a cada dia.

Fique de olho no mercado

Comece lendo diariamente a seção de economia de seu jornal ou portal de notícias favorito. Ignore inicialmente os termos técnicos, que podem ser aprendidos com o tempo. Lá você encontrará informações valiosas acerca de quais aplicações estão em alta, bem como quais são as expectativas e tendências para o mercado no futuro.

Identifique seu perfil como investidor

Que tipo de investidor você é? Essa é uma pergunta essencial para responder antes de se decidir sobre quais aplicações fazer. Por exemplo, há pessoas com maior aversão a risco, que querem investir apenas para garantir uma rentabilidade mínima para suas economias. Outras já preferem se arriscar mais, já que apostam em uma lucratividade maior.

Estabeleça metas financeiras

Quais são seus objetivos finais com esses investimentos? Quer uma aposentadoria mais tranquila? Comprar um imóvel? Ter um “colchão financeiro”? Verifique exatamente quais são suas metas financeiras. Com esses propósitos concretos e mensuráveis, ficará mais fácil traçar planos e estratégias de aplicação em médio e longo prazo.

Diversifique suas aplicações

Quanto mais diversificados forem seus investimentos, melhor será seu retorno. Isso ocorre porque quem investe em títulos, fundos, letras, imóveis e outros tipos de investimentos de áreas e naturezas distintas acaba reduzindo as chances de perda com crises setoriais e desacelerações econômicas. Quando há perda significativa em um investimento, outros apresentam maior estabilidade, por serem de áreas distintas.

Trace estratégias de como investir dinheiro

Tenha disciplina e saiba executar com precisão suas estratégias de investimento. Uma boa dica é separar uma porcentagem fixa do orçamento mensal só para os investimentos. Além disso, você pode procurar economizar em outras áreas e descobrir formas de ganhar uma renda extra, tudo para aumentar seu patrimônio financeiro. Quanto mais robustas forem suas aplicações, maiores serão suas taxas de rendimento. Nossos consultores na WG Finanças Pessoais estão a postos para te ajudar a traçar e executar sua estratégia.

O que achou de nossas dicas sobre como investir dinheiro? Ainda tem dúvidas sobre algum aspecto relacionado ao nosso guia de investimentos? Deixe aqui seu comentário e participe!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *