Investimento até 10 mil reais

Qual a melhor aplicação para investir até 10 mil reais?

Você tem um dinheiro para investir, por volta de 10 mil reais, mas acredita que pode conseguir rendimentos melhores do que simplesmente deixar o dinheiro na poupança. É difícil encontrar investimentos ideais para esse tipo de investidor, visto que alguns investimentos exigem aplicações mínimas com valores superiores.

Conhecer esses investimentos e planejar estrategicamente a alocação de seus ativos é o que garante a tranquilidade e retorno para qualquer investidor. Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas recomendações para que você encontre a melhor para investir seu dinheiro. Confira:

Investir na poupança não é a melhor opção

O risco de investir na poupança é muito baixo. Da mesma forma, seus rendimentos também são insignificantes, muitas vezes próximos dos índices oficiais de inflação. Há vantagens, como o fato de que não incidem impostos sobre os rendimentos da poupança, bem como a possibilidade de resgatar os valores a qualquer momento. Isso dá muita mobilidade ao investidor. No entanto, é possível encontrar investimentos com rendimentos melhores (ainda que descontado o Imposto de Renda), razão pela qual nós da WG Finanças Pessoais não recomendamos a poupança como investimento.

Diversifique seus investimentos

Diversificar seus investimentos é medida imprescindível para investidores que desejam reduzir seus riscos de perda. Por quê? Isso ocorre porque, por mais que uma aplicação não renda como você esperava inicialmente, outros investimentos podem diminuir os impactos negativos dessa frustração financeira. Nesses casos, utilize uma proporção 60-40: 60% do valor em investimentos de menor risco, 40% do valor em investimentos de maior risco. O mesmo pode ser aplicado em relação às classes de investimentos (ações, títulos de dívidas, fundos de renda fixa e outros), e moeda (dólares americanos, reais, euros, etc). Assim, você cria uma cartela de investimentos mais diversa e que depende do equilíbrio de diversos fatores.

Investir em Certificados de Depósito Bancário (CDB)

Os rendimentos do CDB-DI (pós-fixado) acompanham a taxa básica de juros, sem risco de mercado, pois não estão sujeitos às oscilações de ativos no mercado, como é o caso de ações na bolsa de valores, por exemplo. Os rendimentos do CDB-Pré são pré-fixados, mas há risco de mercado, já que há perdas se os valores investidos forem resgatados antes do prazo previamente acordado com a instituição financeira. Quanto maior o tempo de permanência do investimento, maiores os rendimentos e menores os valores cobrados de Imposto de Renda.

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

A LCI tem regras e limites bastante rígidos, por isso muitos usuários têm dificuldades de acessar esse tipo de investimento em seus bancos. Sua taxa de remuneração também acompanha a taxa básica de juros. A grande vantagem é que não há incidência de Imposto de Renda e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o que aumenta consideravelmente os rendimentos desse investimento.

Os fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa têm sido bastante procurados por investidores nos últimos anos, porque uma equipe de profissionais faz a gestão desses pools de investidores. Mas é importante notar que cada fundo tem uma composição de investimento e, por essa razão, características distintas. Alguns são mais arriscados, enquanto outros são mais conservadores e oferecem menores taxas de rendimento. Há também uma taxa de administração (a remuneração dessa equipe de profissionais), que deve ser considerada. Quanto maiores forem os valores investidos, menores serão as taxas de administração.

Essas são as principais informações que você precisa saber para melhor alocar esse dinheiro que tem guardado e quer investir. Que tal conversar melhor sobre essas opções com um consultor de finanças da WG Finanças Pessoais?

Dúvidas e sugestões? Deixe aqui seu comentário! Acompanhe nosso blog e mantenha-se atualizado!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *