Descubra se a Previdência Privada é ideal para você

Muito se fala sobre a Previdência Privada nos dias de hoje, não é mesmo? Mas a verdade é que essa forma de poupar dinheiro para o futuro ainda não é muito conhecida, com poucas pessoas realmente sabendo como o processo realmente funciona. Você sabia, por exemplo, que esse não é o investimento ideal para todos os tipos de perfil? Então chegou a hora de descobrir se essa é ou não a melhor opção para você e como investir na Previdência Privada. Confira:

O que é a Previdência Privada?

Primeiramente é preciso entender o que é a Previdência Privada e como ela funciona, certo? Pois então saiba que essa é uma forma de poupança com o propósito de ajudar o trabalhador a levar uma vida mais confortável no futuro, quando pretende se aposentar. Ela funciona da seguinte maneira: são realizados pagamentos mensais pelo contribuinte, e esse dinheiro será gerido por gestores capacitados, a fim de gerar juros que, futuramente, serão repassados ao contribuinte. Existem diversos planos de Previdência Privada, cada um adequado a determinado tipo de perfil poupador.

Como investir na Previdência Privada?

Para você começar a investir na Previdência Privada, é necessário, antes de mais nada, que você procure uma instituição, os chamados fundos de Previdência Privada. Uma vez na instituição, você será instruído a fazer os pagamentos mensais de acordo com as metas que traçou para seu próprio futuro e também com suas possibilidades financeiras atuais. Lembrando que a Previdência é uma poupança a longo prazo, o dinheiro lá investido contará com vantagens em relação à tributação, ou seja, os valores serão descontados e devidamente restituídos na declaração do imposto de renda.

Quais são os benefícios?

A Previdência Privada pode oferecer alguns benefícios que outras formas de poupança não oferecem, além das mais variadas taxas. Pronto para conhecer agora os benefícios oferecidos pela Previdência? Veja só:

  1. Efeitos de juros sobre juros sem come-cotas;
  2. Pode-se programar a forma de resgate;
  3. A transmissão dos bens e valores aos herdeiros é feita de forma facilitada;
  4. Ajuda a manter um nível de vida mais confortável no futuro;
  5. Garante disciplina caso usemos o débito automático;
  6. Permite vantagens tributarias, tais como descontos e restituição no IR;
  7. Valores do investimento flexíveis e definidos por você.

Há exigências?

Como todas as formas de poupança, os investimentos em Previdência Privada exigem algumas coisas, como abrir mão de recursos presentes para garantir outros no futuro, ser necessário ser disciplinado, tendo em vista que os investimentos são normalmente para prazos maiores do que 10 anos e, para que você tenha as vantagens em relação ao IR, é necessário um mínimo de 10 anos de contribuição.

E quais são as desvantagens?

Como nem tudo são rosas, existem algumas desvantagens em relação a esse tipo de investimento. Não bastando a necessidade de abrir mão de capital presente para usufruir de benefícios no futuro, sobre esse investimento incidem algumas taxas de administração, além de impostos — variáveis de acordo com a forma escolhida e apenas sobre seus rendimentos.

Entretanto, de forma geral, os investimentos em Previdência Privada são uma excelente opção caso você considere que tem um perfil suficientemente paciente e disciplinado para tal investimento tão a longo prazo. Do contrário, talvez outras aplicações sejam as mais adequadas para você. Já consegue pensar em alguma alternativa?

E aí, você já possui algum investimento? Já poupa para usufruir no futuro? Conte-nos sobre sua experiência nos comentários e participe da conversa!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *