investir dinheiro na crise

Qual é a melhor forma de investir dinheiro na crise?

Como é de conhecimento geral, a conjuntura econômica do momento no Brasil não é das melhores. Os investidores estão receosos e diversas pessoas estão evitando mexer no seu capital, o que acaba deixando muito dinheiro parado na crise. No entanto, isso pode ser um tremendo erro.

Mesmo com dúvidas e sem saber ao certo qual caminho seguir, quem agir com frieza e inteligência ainda pode colher bons frutos desse momento de instabilidade. Quer descobrir qual é a melhor forma de investir dinheiro na crise? Então não deixe de conferir o post a seguir!

Primeiros passos para investir dinheiro

Para começar, é preciso ter calma e evitar decisões precipitadas. O momento pouco favorável da economia brasileira pode cobrar um preço alto para quem for ansioso. Buque compreender o cenário atual: analise os indicadores financeiros, avalie os setores que estão sendo prejudicados ou favorecidos, leia jornais e identifique as aplicações e campos que possam ter boas perspectivas futuras. Muitas vezes você pode encontrar bons descontos e negociar com mais conhecimento de causa, conseguindo lucros arrebatadores.

Fundos DI: a opção do curto prazo

Os fundos DI (Fundo de Renda Fixa Diferenciados) podem ser uma ótima alternativa em curto prazo, especialmente para quem não abre mão de liquidez imediata. Eles são Títulos do Tesouro Pós-Fixados, acompanham as mudanças da taxa SELIC e normalmente têm rentabilidade igual ou superior do que a maioria dos CDBs. Sua grande vantagem é, como dissemos, a liquidez imediata com risco baixíssimo: o investidor pode sacar a qualquer momento, sem que haja nenhum tipo de perda em relação à rentabilidade.

Para investidores tradicionais: o ouro

Em tempos de crise, muitas pessoas se voltam para formas tradicionais de investimento. Nesse contexto, o ouro volta com tudo, especialmente para quem tem disposição de se manter bem informado e acompanhar os movimentos do mercado para saber quando comprar e vender. A BM&F Bovespa é uma das alternativas favoritas para esse tipo de aplicação. Ela trabalha com ouro de alta qualidade (24 quilates) e pode usar um homebroker, da mesma forma que é feito com as ações tradicionais. No entanto, será preciso arcar com alguns custos de operação, como corretagem e taxa de custódia da Bolsa.

Os fundos de investimento são outra opção, principalmente para investidores individuais. Eles possuem pouca burocracia e boa liquidez, sendo uma escolha prática e simples. É preciso se associar a um banco, uma distribuidora ou uma corretora e então transferir o dinheiro a ser aplicado para o fundo. Como gastos, há apenas a taxa de administração, o que é ótimo para quem quer praticidade. Lembre-se de buscar uma instituição idônea para se associar.

Inflação em alta? Aplique no Tesouro IPCA

Se você está com medo do fantasma da inflação, os fundos que acompanham o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo — medida oficial de inflação no Brasil) podem ser a alternativa perfeita para se proteger. Via de regra, essa opção te dará ganho real, ou seja, uma rentabilidade acima do percentual que a inflação levaria do seu capital. O conceito é simples: o governo paga a você o percentual anual de inflação e, além disso, os juros. Dessa maneira, você tem parte do rendimento do título que será variável (o IPCA) e parte prefixada (taxa contratada na compra). Algumas corretoras cobram uma taxa de corretagem adicional, mas essa escolha é a ideal para quem quer resultados em longo prazo.

Médio prazo: LCI e LCA

LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são títulos de renda fixa que usam o dinheiro investido para financiar instituições públicas e privadas desses setores. Eles são excelentes alternativas para médio prazo, pois rendem mais que a poupança e são isentas do Imposto de Renda. Além disso, são cobertas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que assegura o valor de R$ 250 mil por emissor em caso de inadimplência, o que é ótimo para tempos de crise.

Essas são algumas formas de investir dinheiro na crise. Quem aplicar com inteligência e calma pode experimentar bons lucros, mesmo com a conjuntura econômica pouco favorável. Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *