Vai investir em LCA, LCI ou CDB?

Até que você tem dinheiro disponível, mas, por medo ou falta de informação, acaba colocando qualquer trocado a mais na poupança? Não que exista algum problema em deixar seu dinheiro quietinho lá, desde que seja mesmo por opção e não por falta de conhecimentos sobre as demais possibilidades do mundo das finanças.

Saiba, então, que existem outras formas de investimento que podem proporcionar ganhos maiores e, ainda assim, de forma segura. A Letra de Crédito Imobiliário (LCI), a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e o Certificado de Depósito Bancário (CDB) são algumas dessas opções. Quer saber por que são assim tão melhores do que a poupança? Então confira agora mesmo nosso artigo e aprenda a fazer a escolha mais acertada para o destino do seu tão suado dinheirinho:

O LCI e o mercado imobiliário

Esse é o título emitido pelos bancos para financiar transações voltadas a financiamentos do mercado imobiliário. É vinculado ao crédito imobiliário, garantido por meio de hipoteca ou de alienação fiduciária de imóveis. É completamente isento de taxação pelo Imposto de Renda e existem três possibilidades de remuneração: pré-fixada, pós-fixada e o combo de pré mais pós-fixada.

Na pré-fixada, o investidor já fica sabendo exatamente quanto de rendimento terá. Na pós-fixada, esse rendimento vai variar de acordo com a taxa de juro paga pelo banco no vencimento da aplicação — pode ser um percentual da Selic (menos comum) ou do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), taxa relativa às operações entre bancos, com percentual próximo ao da Selic. A taxa Selic é revista a cada 45 dias pelo Banco Central, por isso é importante verificar a taxa do período. Como não é possível prever o valor da taxa do CDI no período estipulado, essa opção pode ser menos previsível, mas não menos segura.

Já no caso da remuneração pré e pós-fixada, que está relacionada à inflação, o banco paga a variação da inflação no período do investimento, calculada com base em índices como o IPCA, o IGPM ou o INPC, acrescida de uma taxa de juro previamente definida. Esse tipo de transação é menos usual, e o investidor geralmente fica impedido de resgatar o dinheiro em menos de três anos.

O LCA e o agronegócio

Esse é o título emitido pelos bancos para financiar transações relacionadas a participações no agronegócio. Para incentivar os investimentos no setor, a aplicação também é isenta de Imposto de Renda. Oferece as mesmas opções de remuneração do LCI, mas é um título um pouco mais difícil de ser encontrado no mercado. É normalmente oferecido pelas grandes instituições bancárias, mas exige um alto aporte inicial para que se consiga efetivar o investimento.

O CDB e a rede bancária

Título emitido pelos bancos com o intuito de gerar capital para a instituição. Só que esse não tem como objetivo financiar nenhuma área específica, os valores recebidos podem ser usados para financiar quaisquer atividades de crédito do banco. Por isso, essa modalidade gera pagamento de Importo de Renda, mas é bom ressaltar que isso nem sempre é uma desvantagem.

Esse rendimento, que também trabalha com as três opções de remuneração, vai variar de acordo com a intenção de cada instituição financeira. Muitas vezes, elas apostam mais em produtos com isenção de Importo de Renda, mas oferecem um rendimento menor para eles. É preciso considerar o valor do investimento, a intenção do investidor — resgatar em curto, médio ou longo prazo — e a rentabilidade de cada modalidade antes de realmente se decidir.

Uma grande vantagem de todas essas opções de investimento é a oferta de uma garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade mantida pelas instituições financeiras com o objetivo de auxiliar os bancos quando necessário — em caso de falência, por exemplo. Na ocorrência dessas condições, para investimentos de até 250 mil reais, o FGC é legalmente obrigado a reembolsar o investidor. É muito importante, antes de efetivamente se decidir, conferir as condições oferecidas pelas instituições bancárias e consultar o seu gerente, que poderá guiá-lo na escolha do investimento mais adequado ao seu perfil.

Agora que você já conhece alguns pormenores dessas alternativas à velha e boa poupança, comente aqui e nos conte se já está preparado para discutir possibilidades com seu gerente e seu bolso. Qual das opções pareceu mais vantajosa para você? Compartilhe suas opiniões e impressões conosco! Participe!

 

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *