O que fazer para se aposentar aos 50 anos?

Praticamente todos os trabalhadores sonham em se aposentar um pouco mais cedo, não é verdade? O objetivo é conseguir estabelecer uma vida mais descansada, para que possam viajar mais ou que sobre tempo para finalmente se dedicarem aos afazeres de que realmente gostam. E você por acaso sabia que é, sim, possível transformar esse sonho em realidade muito mais cedo do que imagina? Com algum esforço e uma boa dose de dedicação, pode-se deixar o mercado de trabalho em menos tempo que a média dos brasileiros. Para isso, é preciso traçar um bom plano! Também quer ser capaz de se aposentar aos 50 anos, mas simplesmente não sabe como? Então confira agora mesmo 5 dicas valiosíssimas para conquistar seu descanso mais que merecido:

Não só poupe como invista seu dinheiro

Quanto mais cedo você começar a poupar recursos, mais cedo também poderá parar de trabalhar. Assim, em vez de gastar seu dinheiro com um monte de desejos momentâneos, junte sua renda e a coloque em investimentos que não sejam de alto risco. É claro que, dessa forma, você terá que abrir mão de muita coisa por alguns bons anos, mas tenha sempre em mente que não daria mesmo para conquistar sua aposentadoria precoce sem diminuir seu padrão de vida! Lembre-se de que, como tudo faz parte de um plano maior, no final das contas você terá grandes benefícios.

Contrate um plano de previdência privada

Essa é uma ótima oportunidade para quem tem dificuldade para guardar dinheiro por conta própria. Nesse caso, ao contratar um serviço de previdência privada, você passará a ter uma conta a mais para quitar todos os meses, simplesmente acrescentando mais um boleto em meio a tantos outros. Dessa forma você não gastará o dinheiro reservado para quitar essa prestação. Mas atenção: ao optar por esse serviço, pesquise as cláusulas, os custos e os respectivos benefícios que cada instituição financeira ou de seguros pode proporcionar, buscando escolher o que melhor se ajustar a seu poder de pagamento e a seus objetivos de vida.

Livre-se de despesas excessivas e dívidas

Quanto menos despesas fixas mensais você tiver, obviamente mais dinheiro sobrará para economizar, certo? Assim, tente eliminar de seus gastos domésticos tudo o que for supérfluo e o que, por ser pouco usado, não fará tanta falta — como uma linha extra de telefonia ou um pacote mais caro de canais de TV fechada, por exemplo. Se você tem um carro extra sem necessidade, livre-se dos gastos recorrentes com impostos, manutenção e estacionamento, vendendo o bem e aplicando o dinheiro. Se existem financiamentos pendentes — de casa própria ou de automóveis, por exemplo —, esforce-se para quitá-los o mais rapidamente possível, tirando esse peso financeiro dos seus ombros e do seu bolso!

Conte com uma renda extra

Se você tem habilidades que não são empregadas em seu trabalho atual, que tal aproveitá-las em prol de sua poupança? Escolha alguns dias para pôr tais noções e talentos em prática e guarde a renda extra em aplicações seguras. Você vai trabalhar mais, é verdade, mas por uma causa importante! E convenhamos que dar umas aulinhas particulares ou colocar a criatividade e os dotes artísticos para fora pode até ser bastante divertido, não acha?

Sua meta deve ser, então, juntar dinheiro suficiente ou ter planos financeiros que proporcionem, pelo menos, o salário que você recebe atualmente. Assim você não precisará se apertar no futuro para manter o estilo e o ritmo de vida que espera ter.

Viu como nem é tão difícil se aposentar aos 50 anos? O que tem feito para realizar essa sua ambição? Comente aqui e compartilhe suas experiências e expectativas conosco!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *