onde investir na crise

Descubra onde investir durante a crise!

Não é novidade para ninguém que estamos passando por um momento de crise econômica no Brasil. Inflação alta, demissões e queda da atividade econômica são as partes mais visíveis do problema atual e tem prejudicado a todos. Mas mesmo com a piora na economia, saiba que sempre existem boas oportunidades de investimento. Neste post, vamos dar algumas dicas de onde investir com segurança para atravessar esse período com mais tranquilidade. Acompanhe!

Onde investir durante a crise

Em uma crise econômica, é mais do que necessário ter um cuidado adicional com o dinheiro e saber aplicar bem os recursos. A verdade é que existem atualmente muitas possibilidades de investimento, mas escolher a aplicação correta é essencial para assegurar sua rentabilidade e garantir segurança para seu bolso. Veja algumas opções de bons investimentos para este momento:

Renda fixa

No atual nível da taxa de juros, títulos públicos podem significar uma boa oportunidade de investimentos. Com a taxa Selic no patamar de 14,25% ao ano e tendendo a permanecer nesse nível pelo menos no curto prazo, algumas aplicações atreladas a renda fixa têm oferecido uma excelente rentabilidade.

Porém, dentro da renda fixa, você deve buscar investimentos que ofereçam ganhos reais acima da inflação e custos baixos de administração/manutenção. A dica aqui é procurar os excelentes papéis do Tesouro Direto e títulos de renda fixa, como o CDB, LCI e LCA.

Ações

Vários papéis da Bolsa vem ficando muito baratos e atrativos. Por isso, é interessante analisar esse mercado em busca de bons investimentos, principalmente para o longo prazo. Procure por ações de empresas sólidas, com resultados consistentes e que tenham um baixo índice de endividamento, principalmente em dólar.

Mas cuidado: se você não tem grande conhecimento sobre ações, não invista grandes quantias de dinheiro agora. Seja por meio de fundos de ações ou operando diretamente no mercado, o importante é começar aos poucos, não se esquecendo de sempre estudar bem como funciona o mercado acionário.

O que evitar

Com os preços dos imóveis apresentando quedas desde 2015, já não é mais interessante aplicar o dinheiro no mercado imobiliário por agora. A retração do mercado de crédito, acompanhado da escalada do desemprego, faz com que a valorização do setor não seja mais tão atrativa quanto era antes.

Além disso, outro investimento a ser evitado é a popular caderneta de poupança. Mesmo sendo isenta de Imposto de Renda e de taxas de administração, ela não tem boa rentabilidade, pois sua remuneração é de apenas 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial). Com isso, em uma situação de inflação alta e juros elevados, o risco de se perder dinheiro aplicando é grande.

Não deixe de investir mesmo com a crise!

Crise econômica não significa que é hora de abandonar seus investimentos, mas sim de buscar e aproveitar as oportunidades que o momento oferece. Lembre-se: muitos patrimônios foram construídos a partir de decisões inteligentes tomadas em meio a períodos como esse. Mesmo com a redução no consumo e a piora no cenário econômico, saiba que alguns mercados estão crescendo, e o potencial para investimentos pode ser muito bom. Essa pode ser a ocasião certa para você se preparar e ganhar muito com boas aplicações. Conte com a WG Finanças para te ajudar nas suas decisões financeiras!

E agora, já sabe onde investir? Ficou alguma dúvida ou quer compartilhar alguma informação? Deixe seu comentário abaixo!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *