Poupança: por que o preferido pelos brasileiros não é rentável

É quase instantâneo que a maioria dos brasileiros, ao pensarem em economizar dinheiro, já pensam logo na poupança, não é mesmo? Nessa hora, já vem a questão da segurança do investimento, dos juros, da liquidez da aplicação, entre tantos outros detalhes. O que não se considera, porém, é que a real rentabilidade da poupança é ínfima, mesmo quando comparada a seus concorrentes de baixo risco. E é por essas e outras que decidimos, hoje, informá-lo sobre o porquê de a poupança não ser uma boa opção de investimento. Pronto para pedir uma transferência amanhã mesmo? Então confira:

Aniversários mensais

Se colocamos qualquer dinheiro na poupança, esperamos que ele renda juros, certo? Entretanto, se depositarmos esse dinheiro hoje e por acaso precisarmos dele daqui a 29 dias, fazendo a retirada, não ganharemos absolutamente nem um centavo. Ou seja, os 29 dias que o dinheiro ficou aplicado de nada serviram para além da segurança da quantia estar guardada no banco. E o motivo é o seguinte: para qualquer montante render juros quando aplicado na poupança, é necessário que ele faça aniversários mensais lá, ficando ao menos 1 mês aplicado na caderneta.

Rendimentos pequenos

É de conhecimento geral que a poupança possui um rendimento baixo, variando de acordo com a SELIC e um dos indexadores econômicos do Brasil, a Taxa Referencial (TR). Caso a SELIC esteja igual ou abaixo dos 8,5%, a caderneta de poupança renderá 70% da SELIC mais a TR. E caso ela esteja superior a 8,5%, o rendimento da caderneta será igual à TR somada a 0,5% ao mês. Não sendo os juros pequenos motivo suficiente para mudar de ideia, dê só uma olhadinha no próximo tópico!

Índice de inflação

É relativamente comum, em especial no quadro econômico atual do pais, que o rendimento da poupança esteja abaixo da inflação. Mas o que isso quer dizer na prática? Quer dizer que, ao deixar o dinheiro aplicado na poupança por 1 ano, você estará, na verdade, perdendo dinheiro em vez de ganhar. Para calcular o tamanho da perda, basta considerar a porcentagem de juros incidentes sobre seu capital durante 1 ano em comparação à inflação do ano vigente. E, cuidado, porque de pouquinho em pouquinho acaba-se perdendo bastante!

Pior baixo risco

Para aqueles poupadores que são extremamente avessos ao risco, saibam que, de todos os investimentos de baixo risco, a poupança é o que oferece pior rendimento. É muito mais interessante que se adquira, por exemplo, LTFs, já que o risco seria o mesmo e os rendimentos, apesar de também serem baixos, ficariam acima dos valores da inflação — ou seja, você ao menos corrigiria seu poder de compra.

No geral, a poupança só é a preferida dos brasileiros por não possuir níveis mínimos de depósitos, ter liquidez rápida — podendo-se sacar o dinheiro a qualquer momento — e por ser a aplicação de maior conhecimento popular. Entretanto, a realidade é que ninguém realmente ganha dinheiro com a poupança! Assim, caso você esteja somente buscando formas de criar um reserva para emergências, essa não é uma opção péssima. Entretanto, para qualquer outro fim, ela certamente não é a alternativa mais adequada.

E você, como investe seu dinheiro? Compartilhe seus segredos de poupador conosco!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *