seguro de vida

F&S – Finanças e seguridade: Seguro de vida para jovens

Desde que comecei a atuar na área de planejamento financeiro, mais especificamente com seguro de vida, um questionamento recorrente que sempre enfrentei, especialmente por ter uma carteira de jovens clientes potenciais é: “Sou solteiro, jovem e não tenho filhos. Porque deveria fazer um seguro de vida? ”

Sou jovem, solteiro e sem dependentes, porque precisaria de um Seguro de Vida? 

Usualmente esse questionamento vinha seguido da afirmação “é melhor investir o dinheiro”. Mas não se pode culpar os jovens profissionais por esse pensamento. Infelizmente a cultura do seguro em geral é muito pouco enraizada no Brasil. Em paralelo, é comum também pensar que se o seguro busca dar tranquilidade aos dependentes financeiros, o argumento de quem é jovem e sem filhos parece, a princípio, lógico.

Entretanto, a importância do seguro de vida vai além da óbvia garantia da “educação dos filhos” ou “manutenção de dependentes”, contemplando também questões sucessórias, saúde do próprio segurado, seu planejamento financeiro e blindagem patrimonial.

Faz parte do imaginário popular que pessoas solteiras e ou sem dependentes não teriam porque se preocupar em contratar um Seguro de Vida. Porém, mesmo para esse perfil, esse planejamento pode sim ser uma boa ideia. Inclusive já falamos sobre a questão do planejamento da aposentadoria recentemente aqui.

Primeiro porque, dependendo das suas reservas financeiras, um Seguro de Invalidez Parcial ou Permanente, Doenças Graves ou Incapacidade temporária pode ser fundamental, para não ser necessário depender de familiares ou mesmo desfazer de reservas financeiras ou patrimônio pessoal, mesmo se isso for uma possibilidade.

É preciso planejar o futuro. Uma pessoa solteira pode conseguir boas coberturas por um bom preço enquanto ainda se é jovem e saudável, o que no futuro pode encarecer ou até mesmo inviabilizar uma contratação. Como exemplo, um casal jovem que pretende ter filhos pode contratar um Seguro de Vida com reserva para a educação resgatável em vida, garantindo a educação dos filhos

Jovem e saudável = Economia

As maiores vantagens na contratação de um seguro de vida por pessoas mais jovens são a idade e o estado de saúde. Primeiramente, quanto mais jovem se contrata um seguro, menores serão as parcelas pagas (prêmios) pelo contratante e, uma vez que algumas modalidades possuem parcelas corrigidas apenas pela inflação, garantir prêmios menores será um enorme benefício admitindo a longevidade do titular. Evita-se o risco de se ter uma proposta de seguro agravada ou, eventualmente, recusada em virtude de alguma doença ou outra questão até então inexistente ou desconhecida. Além disso, a estrutura moderna dos novos tipos de seguro de vida disponíveis no mercado permite que o segurado tenha seu risco avaliado no momento da contratação, não passando mais renovações durante a vigência

Muito além de um seguro de vida

O Seguro de Vida funciona como qualquer outro tipo de seguro, sendo uma proteção contra riscos. O segurado paga para ter certeza que receberá o dinheiro que precisa caso algum imprevisto aconteça, sendo essa uma garantia imediata. Porém, uma das novidades do mercado segurador brasileiro nos últimos anos é a possibilidade de contratação de apólice de Seguro de Vida Vitalícia, a qual permite que parte, eventualmente a totalidade, dos valores investidos durante o tempo forme uma reserva financeira que possa ser resgatada após alguns anos. Este benefício é tanto maior quanto mais cedo o produto for contratado.

Portanto, sendo você jovem ou nem tanto, conte sempre com a WG Seguros e Previdência para todas as suas necessidades de seguridade!

 

pedro-henriques-foto
Pedro Henriques é corretor habilitado pela SUSEP e pós-graduado em  Gestão de Negócios pela FDC; ele é sócio-fundador da WG Seguros e Previdência

 

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *