investimentos a longo prazo

4 dicas imperdíveis de investimentos a longo prazo

Os investimentos a longo prazo são feitos pensando no futuro. Isso significa que eles normalmente encaram mais flutuações de mercado e também geram um acúmulo maior de patrimônio devido ao seu período de tempo mais extenso. Em função de suas características, esses investimentos exigem estratégia e paciência para que gerem os resultados esperados.

Pensando nisso, confira a seguir quatro dicas imperdíveis de investimentos a longo prazo, e veja como fazer para que eles sejam ainda mais benéficos!

Avalie a rentabilidade ao longo do tempo

Quando se fala em investimentos a longo prazo, é indispensável que você tome um cuidado extra com a rentabilidade. Isso é importante porque, quanto maior for o prazo do investimento, mais imprevisível é o cenário e, portanto, mais riscos incidem sobre ele.

Se você investe na renda fixa a longo prazo, por exemplo, você precisa de uma rentabilidade que traga mais segurança para esse período mais extenso. Por causa disso, indexar seu investimento à taxa de juros não é boa opção, porque em um bom momento econômico essa taxa será baixa.

Anexá-lo à inflação, por sua vez, garante ao menos que você não perca poder de compra, especialmente considerando-se a instabilidade da economia brasileira.

Não desconsidere a falta de liquidez

Outra dica para ter sucesso no investimento em longo prazo é não desconsiderar a falta de liquidez. Essa característica, inclusive, é uma das desvantagens desse tipo de investimento e tem um impacto importante no seu orçamento.

Fazer essa consideração é necessário porque quanto maior for o prazo de investimento, menor será a liquidez e mais imobilizado ficará o investimento. Como nesses casos a retirada antes do tempo normalmente leva a uma perda de dinheiro, você precisa considerar qual sua necessidade de capital para investir um valor que você não precisará utilizar dentro do período de longo prazo.

Beneficie-se do menor pagamento de imposto

Se a falta de liquidez é uma desvantagem, ela gera uma vantagem importante: o pagamento de uma alíquota menor de imposto. Isso se deve basicamente ao fato de que a maioria dos investimentos possui cobrança de Imposto de Renda segundo a tabela regressiva.

Isso significa que, quanto mais tempo você deixar seu dinheiro investido, menor será o valor que você precisará pagar de imposto ao retirá-lo. Com isso, quando for fazer um investimento em longo prazo, planeje-se para deixar o dinheiro imobilizado por, pelo menos, dois anos — isso reduzirá o pagamento de IR em quase 10%.

Diversifique a sua carteira de investimentos

Justamente por serem imprevisíveis é que os investimentos de longo prazo não lhe permitem saber, com certeza, o quanto você vai ganhar — a única exceção são os prefixados. Por causa disso, é muito importante transformar essa possível desvantagem em uma diversificação de investimentos.

Ao alocar seus recursos em diferentes aplicações e com riscos e rentabilidades distintas, você garante que ao longo dos anos haja uma compensação de perdas e ganhos, o que ajuda seu patrimônio a se manter seguro e a fazer com que seus investimentos tenham mais rentabilidade.

Embora apresentem desvantagens, como falta de liquidez e imprevisibilidade, os investimentos a longo prazo também trazem benefícios, como a possibilidade de construir mais patrimônio e menor pagamento de impostos. Por isso, entre as dicas imperdíveis estão analisar a rentabilidade do jeito certo, levar a falta de liquidez em consideração, deixar o investimento por mais tempo e diversificar sua carteira de investimentos de modo a garantir os resultados esperados.

Ainda ficou com alguma dúvida de o que fazer com os investimentos a longo prazo? Não deixe de comentar e de participar!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *