Vale a pena investir em franquias?

Muitos jovens do século XXI dividem uma característica especial: não querem ser funcionários. Em vez disso, sonham em ter seu próprio negócio, transformando-se em seus próprios chefes. Os motivos para esse desejo variam desde razões objetivas, como a perspectiva de um retorno financeiro maior, até razões mais subjetivas, como a flexibilidade de horários na rotina e uma maior autonomia decisiva. Nesse cenário, uma das possibilidades encontradas por esses jovens inquietos é abrir uma franquia. Mas será que vale mesmo a pena investir nesse modelo?

Quando vale a pena investir em franquias?

O momento certo de investir em franquias é quando se busca por um negócio que já venha pronto, faltando apenas a implementação propriamente dita. Lembre-se, afinal, de que abrir uma franquia é como comprar um kit: todas as peças já vêm lá dentro para você só abrir e montar. Assim, quem procura criar algo inovador e diferente no mercado talvez não fique tão satisfeito, uma vez que o segredo das franquias está exatamente em oferecer o mesmo produto ou serviço, não importa o local em que esteja localizada. Já se a busca é por uma receita devidamente testada, com grandes chances de sucesso, esse pode, sim, ser um excelente atalho.

Como investir em franquias de maneira segura?

É claro que, mesmo com uma receita maravilhosa, a franquia não tem como garantir 100% de segurança sobre o sucesso. Por esse motivo, é preciso tomar algumas precauções para aumentar suas chances de conseguir bons resultados com o investimento. Uma dica muito importante no momento da escolha de sua franquia é conversar com outros franqueados. Converse bastante, aliás! Descubra como está o mercado para aquela marca e quais são as demandas do segmento. Lembre-se de que o perfil daquele determinado negócio precisa se encaixar em suas expectativas e possibilidades financeiras ou problemas logo começarão a surgir.

Outra dica diz respeito à avaliação do mercado na região em que você pretende instalar sua franquia. Existe procura real por aquele serviço ou produto? Outras marcas da mesma atividade já estão presentes na área? É preciso estar totalmente informado sobre o público-alvo e os competidores para entrar mais preparado na disputa por uma fatiazinha do mercado.

Uma terceira recomendação é se manter atento ao contrato de franqueado. Assim como em qualquer contrato, é preciso se atentar às clausulas. Não hesite em pedir o auxílio de um advogado caso surjam dúvidas quanto a seus direitos e deveres. Os contratos de franquias geralmente são padronizados, mas se algo parecer incorreto, questione e verifique a possibilidade de uma alteração ou emenda. Entenda que, como esse contrato representará uma relação longa, é preciso que você esteja ciente e confortável com suas obrigações.

Quais os riscos de se investir em franquias?

Os principais riscos do investimento em franquias surgem devido à falta de planejamento na hora de escolher e implantar o empreendimento — o que normalmente motiva um resultado muito aquém do esperado. Outro perigo toma forma quando existem falhas de comunicação entre a marca e os franqueados, o que gera expectativas irreais e até erros de implementação ou de serviço. A melhor maneira de evitar esses riscos é agindo com calma e paciência, principalmente no começo da sua empreitada corporativa. Não tenha pressa para tomar decisões!

No geral, investir em franquias continua sendo uma alternativa de baixo risco, com boas taxas de retorno. E o melhor é que algumas franquias nem sequer exigem um investimento inicial muito alto, tornando-as ainda mais atrativas. Só tome o cuidado de procurar se informar sempre com especialistas financeiros, a fim de aumentar ainda mais suas chances de sucesso!

E então, pensando em investir em uma franquia? Já sabe em que área gostaria de se aventurar? Comente e compartilhe suas expectativas e dúvidas conosco!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *