Saiba onde cortar gastos e economizar para viajar

Todo mundo sonha em, algum dia, fazer uma viagem bacana para um lugar bem especial, não é mesmo? Em uma época em que o acesso à informação sobre os mais diversos locais pelo mundo afora está apenas a um clique e as companhias aéreas inundam nossas caixas de e-mail com promoções pra lá de tentadoras, juntar um dinheiro para viajar no período de férias tem se tornado uma meta cada vez mais comum para os trabalhadores mais jovens.

Mas quando pensamos em viagens, automaticamente consideramos também nossa condição financeira e imaginamos como faremos para juntar dinheiro para realizar o sonho, não é mesmo? Pois a boa notícia é que, mesmo com as contas apertadas, juntar dinheiro é, sim, possível. Quer ver? Então acompanhe nossas dicas para cortar gastos no seu dia a dia e conseguir economizar para viajar:

Comece a fazer compras à vista

À primeira vista essa proposta pode até parecer um tanto absurda, afinal, fazer pagamentos à vista pressupõe que você tenha dinheiro suficiente guardado para quitar suas compras e contas de uma só vez. Mas essa ideia não parece tão absurda quando vem acompanhada de um planejamento financeiro consciente. Assim, em vez de comprar tudo que você quer ao mesmo tempo, comece a priorizar seus investimentos e junte uma grana antes para que consiga pagar de uma vez só.

Compras à vista geralmente oferecem descontos consideráveis, não têm a incidência de juros e evitam que você faça um parcelamento longo demais, acabando por se perder em meio a um mar de faturas de cartão de crédito que nunca deixam de chegar. Pelo contrário, as tentadoras compras parceladas raramente oferecem descontos, geralmente sofrem a incidência de juros e, caso a fatura do cartão não seja quitada na data certa ou em sua integralidade, os juros aplicados são simplesmente de doer o bolso.

Faça um investimento na viagem

Se você já sabe pelo menos aproximadamente quando poderá tirar férias para viajar, que tal procurar uma aplicação de investimento mensal, que gere mais resultados que a poupança e que possa ser resgatada dentro do prazo estipulado? Melhor que abastecer um cofre de porquinho, guardar dinheiro embaixo do colchão ou escondido dentro do freezer, não concorda?

A matemática é simples: separar um montante todo mês e colocar em para render vai garantir que, daqui a algum tempo, você tenha um bom dinheiro para poder viajar com muito mais tranquilidade. O valor que você deve economizar vai de acordo com seu objetivo de viagem e com o tempo que você tem até a data das férias. O importante é não deixar o investimento de lado.

Organize sua vida financeira

Chega uma hora na vida que não tem jeito: organizar as finanças passa a ser prioridade, já que tudo que fazemos requer o gasto de um dinheirinho aqui ou ali. E para começar a organizar sua vida financeira é bem simples: coloque no papel todas as informações sobre suas fontes de renda mensal — fixas e variáveis —, todos os seus gastos indispensáveis e, principalmente, aqueles gastos que são dispensáveis e podem sofrer alguns cortes.

Muitas vezes acabamos nos empolgando e comprando coisas totalmente desnecessárias, que serão pouquíssimo ou até nada aproveitadas. Essa é a hora de fazer uma revisão dos seus gastos com assinatura de revista, serviços de streaming, anuidades do clube, mensalidade da academia ou até mesmo o plano de celular. Avalie a necessidade de cada um deles, corte alguns e reverta esse dinheiro para seu objetivo do momento. Para viajar, cada centavo conta!

Agora que você já sabe por onde começar a economizar para viajar, que tal colocar essas dicas em práticas e planejar logo o seu próximo destino de férias? O que mais você acha que pode ser feito? Comente aqui e compartilhe suas sugestões conosco!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

2 comentários em “Saiba onde cortar gastos e economizar para viajar”

  1. Ótimas dicas! Eu tenho estudado e pesquisado formas de ter a tão desejada liberdade financeira, mas realmente não é fácil. Uma das coisas que está me ajudando é mapear todos os meus gastos diários, o que tem me dado uma visão mais clara sobre a minha renda. Parabéns pelo artigo!

    1. Obrigado, Antonio!
      Já curte a nossa página no Facebook? Acompanhando por lá você sempre terá nossas dicas de planejamento financeiro.
      Também temos um canal no Youtube onde sempre publicamos vídeos e webinars sobre temas relacionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *