Qual a melhor maneira de obter rendimentos em um ano?

O investimento a curto prazo é uma modalidade que sempre atraiu a atenção do investidor brasileiro, especialmente se levarmos em consideração sua elevadíssima relevância social no sentido de concretizar planos e projetos de vida próximos. Muitas vezes, porém, apenas o planejamento financeiro não é capaz de viabilizar o montante necessário para se realizar uma grande festa de casamento ou de formatura, o pagamento de uma pós-graduação no exterior, a entrada de um imóvel ou o começo do próprio negócio, não é verdade?

Mesmo que você ainda não tenha um objetivo específico para 2015, é bom começar a pensar em seus rendimentos até para manter seu padrão de vida, já que este ano promete ser um tanto quanto difícil, marcado pela recuperação da economia americana, repatriando dólares, pela queda das exportações puxada, sobretudo, pelo mercado chinês, bem como pela expectativa de crescimento baixo e a sempre incômoda presença da inflação.

Por tudo isso e muito mais é que resolvemos separar, neste post, algumas valiosas dicas para quem deseja se organizar financeiramente e investir ao longo do ano. Ficou curioso? Então confira:

Promova uma economia de verdade

Economizar é, talvez, o passo mais importante para aumentar os rendimentos ao longo do ano. Trata-se, sem dúvida, da etapa mais difícil do processo, fase em que alguns sacrifícios devem, invariavelmente, ser feitos. No entanto, já pensou que, quanto mais se economiza, mais recursos poderão ser revertidos para investimentos? Nesse sentido, vale a pena revisar a metodologia utilizada para a obtenção de tais fundos. Economizar apenas o que sobra no fim do mês talvez não seja a melhor estratégia, já que os gastos, naturalmente, tendem a aumentar junto com a renda. Melhor seria se o investidor fixasse uma meta de investimentos mensais antes mesmo de se comprometer com suas despesas.

Há muita discussão no que diz respeito aos valores mínimos a serem poupados. Todos já ouvimos, em algum momento da vida, a velha história de que deixar de tomar um cafezinho por dia pode, ao longo de muitos anos, gerar montantes impressionantes. Entretanto, consultores de investimentos costumam apontar que uma economia inferior a 10% da renda mensal não costuma fazer muita diferença, ainda mais se o objetivo é auferir rendimentos a curto prazo.

Cogite investimentos em títulos e CDB-DI

Investimentos em títulos do tesouro e em CDB-DI são modalidades de renda fixa, indicadas para momentos turbulentos — como o que vivemos agora —, quando o investidor não deseja correr muitos riscos. A grande vantagem desses investimentos é que ambos remuneram o investidor com base na taxa básica de juro brasileira, a Selic.

Como se sabe que uma das principais ferramentas da equipe econômica do governo para conter o avanço da inflação é o aumento da taxa de juros, esse tipo de investimento se torna ainda mais atraente para o ano de 2015.

Reveja seus investimentos na poupança

A caderneta de poupança é um investimento indicado para pequenos valores investidos durante pouco tempo. Supondo, por exemplo, que o objetivo do investimento seja voltado para uma viagem a ser realizada no final do ano, no valor de 5 mil reais, a poupança traz a segurança necessária para a demanda e evita que o valor seja rapidamente dilapidado pela inflação.

A grande vantagem dessa modalidade é a isenção de pagamento de imposto de renda sobre o valor aplicado. A grande desvantagem, porém, reside em seus rendimentos baixíssimos. Por isso, dependendo do objetivo e do montante do investimento feito, o ideal é procurar outras modalidades.

Você pôde, neste post, analisar alguns caminhos possíveis se deseja aumentar os rendimentos de modo a viabilizar determinada quantidade de recursos no curto prazo. É importante ressaltar, no entanto, que a obtenção dos melhores resultados depende sempre de uma análise caso a caso dos diversos fatores envolvidos, motivo pelo qual é recomendável que o investidor busque uma boa e confiável consultoria para investimentos, afinal, a opinião de um especialista é sempre bem-vinda!

Agora que você já tem algumas opções em mente, comente aqui e nos conte se já sabe em que tipo de fundo pretende investir! Quanto economiza de seus rendimentos por mês? Já teve alguma experiência com a caderneta de poupança? Compartilhe seus planos e suas histórias conosco!

 

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *