Por que você deveria (ou não) trocar o seguro do carro?

Normalmente por pura comodidade, muitas pessoas optam por renovar o contrato do seguro de seus veículos sempre com a mesma seguradora, sem sequer avaliar outras propostas. O problema é que isso, na verdade, pode acabar trazendo mais prejuízos financeiros do que efetivamente conforto e segurança para o segurado, sabia? Conseguiu se identificar? Então preste bastante atenção, porque você pode estar perdendo dinheiro! Pronto para aprender a identificar quando trocar o seguro do carro? Acompanhe:

Você analisa o contrato de renovação?

Por força do hábito, muitas pessoas sequer analisam o contrato de renovação do seguro do carro de maneira minuciosa. Em alguns casos, o resultado acaba aparecendo em forma de pagamento extra. Por isso, na hora da renovação do seguro, avalie o contrato com cuidado, de preferência o comparando ao oferecido por outras seguradoras. Analise as condições e as facilidades, riorizando o custo-benefício acima do preço. Leve em consideração também que muitas seguradoras oferecem vantagens e descontos para o primeiro seguro do cliente!

Considera também as desvantagens da troca?

Trocar o seguro do carro, entretanto, pode trazer algumas desvantagens, como a necessidade de se fazer uma nova vistoria no veículo, o que não só pode tomar tempo como pode significar mais gastos. Além disso, ao romper o contrato com sua seguradora atual você pode perder o bônus progressivo que muitas operadoras oferecem em caso de não haver sinistro durante o período de vigência da apólice. Mas a terceira e mais perigosa desvantagem dessa troca está em deixar para fazer o outro seguro apenas quando o atual expira. Nesse caso, seu veículo acaba ficando desprotegido por algum tempo, de forma que, caso qualquer coisa aconteça, você seja o único responsável pelos prejuízos.

Quando é melhor trocar de seguradora?

De toda forma, a verdade é que, em alguns momentos, a troca da seguradora é uma necessidade para quem deseja economizar. Por isso, você deve realmente considerar trocar o seguro do carro se:

O custo-benefício da apólice for baixo

Às vezes, pelo preço da sua apólice ser relativamente baixo, você não conta com muitas vantagens ou com uma cobertura suficientemente ampla — é o caso, por exemplo, da falta de cobertura a alguns reparos necessários ou da não inclusão da proteção em algumas situações.

O ressarcimento não for satisfatório

Em algum momento da vigência do contrato ocorreu um sinistro e o ressarcimento oferecido pela seguradora não foi satisfatório para você? Pois esse pode ser um indicativo de que você realmente deve trocar de seguradora para conseguir um valor de indenização mais compatível com o valor do seu veículo.

O seguro ficar mais caro

Mudar de endereço, de trabalho, de veículo ou mesmo incluir um novo condutor em sua apólice pode torná-la mais cara, fazendo, assim, com que o negócio não seja mais tão vantajoso. Por isso, se no período de vigência da apólice você precisou fazer alguma mudança significativa, na hora de renovar o contrato é importante considerar outras opções de seguros, que possam vir a ser melhores para seu perfil.

O seguro não atender a suas necessidades

Também não é nada incomum que um seguro de carro pareça satisfatório no papel, mas, na prática, não atenda a suas necessidades reais. É o caso, por exemplo, da não previsão de coberturas que se mostraram necessárias para você ao decorrer do contrato. Nesses casos, considere trocar o seguro do carro para ter mais conforto, segurança e tranquilidade.

Por mais que nem sempre ficar com a mesma seguradora seja uma desvantagem, não custa nada avaliar alguns fatores fundamentais para saber se a troca é realmente um bom negócio. E você, pretende trocar o seguro do carro em breve ou vai continuar com sua velha e conhecida seguradora? Comente aqui e nos conte sobre seus planos!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *