Passou da hora de controlar a vida financeira! Então comece agora!

Manter uma disciplina mais rígida em relação aos gastos mensais é uma das práticas mais importantes que se deve adotar para ficar longe de dívidas e conseguir conquistar alguns sonhos de consumo realmente interessantes — como um automóvel ou a tão sonhada casa própria, por exemplo. Se você já passou por problemas de endividamentos ou tem dificuldade para controlar a vida financeira, confira agora mesmo nosso post e trate de mudar, a partir de hoje, a história do seu bolso! Então vamos lá?

Anote todos os seus gastos mensais

Tão importante como saber quanto você tem de renda por mês é distinguir para onde estão indo cada um de seus gastos mensais. Para isso, registre todas as despesas, mesmo aquelas consideradas, a princípio, como ínfimas. Dessa forma você terá um ótimo controle sobre seus gastos, além de descobrir se poderá alterar certos hábitos ou cortar algumas despesas menos necessárias para poupar um pouco mais.

Nunca gaste mais do que recebe

Essa parece ser uma dica óbvia, mas muita gente se esquece de segui-la! A lógica é mais que simples: quando se gasta mais do que os recursos que tem para dispor, as chances do endividamento se tornam infinitamente maiores. E para ter um bom controle desse fluxo de dinheiro, é necessário anotar tudo, conforme dito na dica anterior.

Reduza ou corte despesas supérfluas

A medida mais fácil para eliminar os gastos desnecessários — ou menos interessantes — é analisar tudo aquilo que você compra simplesmente para ter uma satisfação momentânea, sem que traga algo de verdadeiramente consistente para sua vida. É claro que é preciso, de vez em quando, desfrutar de prazeres bobos, como um sorvete no shopping ou uma camisa nova, mas se há objetivos maiores de compra pela frente, é importante ter em mente que alguns pequenos gastos podem, sim, fazer a diferença no futuro. Disciplinar-se quer dizer também afastar maus hábitos e adquirir novas rotinas mais favoráveis. Assim, quanto mais você evita gastar dinheiro com bobeira, mais vai aprender a manter a prática.

Tenha uma reserva financeira

Lembre-se sempre de que ninguém está livre de imprevistos e surpresas desagradáveis na vida — como uma doença inesperada que o faça gastar bastante com remédios e tratamentos ou ser demitido do emprego, por exemplo. Também para se garantir nesses momentos, procure juntar uma certa quantia por algum tempo, a fim de conseguir se manter caso seja necessário. Que tal consultar um expert no assunto e procurar uma forma de investimento para facilitar essa empreitada?

Use bem as opções de pagamento

Em vez de fazer compras parceladas, comprometendo muitos orçamentos futuros, prefira pagar à vista, especialmente se houver bons descontos. Junte os recursos durante semanas ou meses e pague tudo de uma só vez. Entenda: não é preciso abrir mão dos cartões de crédito, mas tente usá-los com sabedoria. E, se for o caso, não se esqueça de anotar as parcelas que vencerão nos próximos meses, já que causarão impacto no seu orçamento dali por diante.

Faça pesquisas de preços

Você ficaria muito surpreso se descobrisse que os estabelecimentos comerciais às vezes cobram preços que superam mais do que o dobro de um concorrente? Pois essa é a mais pura — e triste! — verdade. E é por isso que pesquisar preços pode proporcionar não só a descoberta de promoções repentinas e descontos, mas uma enorme economia no dia a dia.

Agora comente aqui e nos conte como você tem controlado sua vida financeira! Você já aplica alguma dessas dicas com êxito? O que mais acha que é importante fazer para que o dinheiro sobre no fim do mês? Compartilhe suas experiências conosco e participe da conversa!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *