começar a investir

Os 5 erros que você não pode cometer na hora de começar a investir

Você tem o hábito de investir? Muitas pessoas desejam comprar algo importante ou realizar um sonho antigo, mas não conseguem se organizar financeiramente para isso.

A única forma é economizar e elaborar um orçamento financeiro pessoal detalhado, que te permita começar a investir parte de seus ganhos e, assim, trazer novos rendimentos.

Você pode se perguntar: o que fazer se não tenho experiência com investimentos? Se você está começando, é necessário ficar atento e ser cauteloso.

Para te ajudar nessa nova empreitada, listamos os erros mais comuns de novos investidores e explicamos o porquê de não cometê-los. Veja só!

Erro 1: Achar que investimento é aposta

Para começar, vamos falar de um dos erros mais comuns de novos investidores. Muitos acham que investir (principalmente no mercado de ações) é um jogo, como a loteria. Você encontra um investimento, acha que vai ser rentável e deposita seu dinheiro ali.

Dessa forma, é possível que você deixe de ganhar e até chegue a ter um prejuízo. Investir exige estudo e busca pelo conhecimento, ou seja, é preciso analisar com calma antes de escolher em que colocar seu dinheiro e não seguir intuições ou palpites rasos.

Se for investir no mercado de ações, lembre-se de que o risco sempre existirá, porém há chances de ótimos lucros também. Basta interpretar as informações do mercado. Leia, converse com pessoas que conhecem a realidade dessa área, procure profissionais, enfim: informe-se.

Erro 2: Acreditar que os lucros virão rapidamente

Esse é um erro comum, afinal todos ficamos ansiosos para que o dinheiro comece a render. Porém, se não controlamos essa ansiedade podemos acabar investindo em fundos de alto risco ou até cair em pirâmides financeiras e outras ações que prometem altos lucros em pouco tempo.

É preciso ficar atento, controlar a ansiedade e buscar fundos de investimento seguros, com garantias de retorno, porém que sejam de forma gradual. Desconfie de promessas absurdas e fora dos padrões de mercado. Pesquise em órgãos legais se aquele fundo é confiável.

Erro 3: Colocar todo o dinheiro na poupança

Essa também uma ação comum, pois a caderneta de poupança é um investimento muito popular no Brasil e, realmente, é segura.

Porém, os rendimentos da poupança são relativamente baixos e existem no mercado possibilidades também seguras e que geram maiores lucros, como o Tesouro Direto ou a LCI.

A caderneta de poupança é realmente simples, mas não se acomode e busque outras possibilidades para aumentar seus lucros.

Erro 4: Investir todo o dinheiro em ações

Na busca por lucros altos, as pessoas pegam todo o dinheiro disponível, encontram uma empresa que parece estar indo bem e investem em ações. Como esse mercado é volátil e de alto risco, não é difícil perder o dinheiro da noite para o dia.

Portanto, é preciso ter cautela e buscar boas informações sobre a empresa que deseja investir. E, acima de tudo, realizar um mix de investimentos. Não deposite todo o seu dinheiro em um mesmo fundo.

Os especialistas dizem que o ideal é possuir, pelo menos, três diferentes fundos de investimento, entre mais rentáveis e com maior risco, e menos rentáveis e mais seguros.

Erro 5: Não procurar um especialista ao começar a investir

Ao iniciar seus investimentos, não deixe de procurar especialistas para te ajudar no planejamento. Eles conhecem o mercado de investimentos e podem te orientar corretamente, de acordo com seu perfil.

Para começar a investir, basta vontade e busca por conhecimento. Faça seu dinheiro gerar maiores rendimentos, com segurança, e seus sonhos ficarão mais próximos.

Ainda tem dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário no post!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *