Onde consulto o valor do dólar para fazer uma viagem internacional?

Vai fazer uma viagem internacional e precisa comprar dólar? Já sabe o melhor lugar para fazer a cotação? Saber se o preço da instituição financeira está de acordo com os valores de mercado é essencial para que você tome decisões adequadas e bem informadas a respeito do planejamento financeiro da sua viagem.

O importante é ter em mente que essas taxas variam muito e que nem sempre o valor anunciado na mídia corresponde à realidade do preço de venda, que oscila também durante o decorrer do dia. Complicou um pouco? Quer entender melhor como funciona a compra de dólar? Então confira agora mesmo nossas dicas e tire todas as suas dúvidas:

Diferenciando os dólares

Primeiramente, é importante saber distinguir o dólar turismo do dólar comercial, já que essa diferença de finalidade de uso da mesma moeda influi diretamente em seu preço de compra e venda. O dólar turismo, utilizado em compras de passagem, de moeda, com a finalidade de utilizar em viagens, e no cartão de crédito, nas compras feitas no exterior, é mais caro do que o dólar comercial, que, por sua vez, é aquele utilizado na importação e exportação de mercadorias, nos contratos internacionais e nos empréstimos fora do país.

Pesquisando as cotações

Assim como qualquer outra mercadoria, o valor da moeda americana varia de acordo com sua oferta e procura, além, claro, de outros fatores econômicos. Em geral, quanto maior a procura, maior será seu preço. E por esse valor variar ao longo do dia, uma cotação pesquisada em casa não será, necessariamente, a mesma obtida no caixa do banco ou no guichê da casa de câmbio. Sites como o UOL Economia, por exemplo, informam essas variações minuto a minuto, sendo essa uma boa forma de se acompanhar as oscilações da moeda e perceber tendências de queda — ou alta —, programando-se para a compra.

Os bancos também oferecem serviço de venda de moeda estrangeira. Para pesquisar as cotações nessas instituições, você deve ligar para o setor responsável pelo câmbio ou buscar esses valores em seus sites. Normalmente, o que costuma variar entre os bancos é a oferta de serviços adicionais, como cheques de viagem, cartões pré-pagos e a possibilidade de realizar saques no exterior.

Envolvendo os impostos

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é aquele pago no momento da compra de moeda estrangeira. Até ano passado, o valor da alíquota era menor — menos de meio porcento — para compras em cartão de crédito e de moeda em espécie. No entanto, essa alíquota aumentou para pouco mais de 6%, assim como o valor do IOF sobre as compras pelo cartão de crédito no exterior.

Assim, antes de se decidir sobre o meio de utilização da moeda estrangeira — cartão de crédito, cartão de débito, cartões pré-pagos ou cheques de viagem, por exemplo —, consulte o site da Receita Federal e verifique quais alíquotas serão cobradas para cada operação.

Consultando os especialistas

Se você ainda não sabe como otimizar seus gastos na compra de dólar, que tal contratar a consultoria de uma empresa especializada? Esses profissionais são altamente capacitados e podem indicar as melhores estratégias para que você economize e, ainda, consiga realizar sua viagem gastando pouco! Então o que está esperando?

Agora que você aprendeu praticamente tudo sobre como fazer seu dinheiro render ainda mais na hora de comprar dólares para sua próxima viagem internacional, comente aqui e compartilhe conosco seus planos e suas experiências!

 

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *