sair do vermelho

O que você precisa fazer para sair do vermelho de uma vez por todas!

Para muitas pessoas, sair do vermelho e se livrar de vez das dívidas é um grande desafio. E não é para menos: você bem sabe que grandes iscas estão presentes no dia a dia: crediário, parcelamentos, cheque especial e cartão de crédito são bons exemplos.

Se você quer ter total controle sobre suas finanças e não sabe como, fique ligado em nosso post de hoje. Selecionamos 5 boas dicas que permitirão organizar suas finanças, eliminar as dívidas e nunca mais ver o saldo negativo em sua conta bancária. Vamos lá?

1. Conheça as suas dívidas

Para começar a organizar as finanças, o primeiro passo é saber quais são as suas dívidas e a dimensão da situação. Relacione os valores devidos e quem é o credor. É preciso anotar todas as dívidas, até mesmo as menores e que parecem inofensivas.

Muitas pessoas evitam realizar tais análises por terem medo da realidade e se assustarem com o valor real das dívidas. Mas é uma etapa que deve ser feita.

2. Descubra o destino do seu dinheiro

Saber onde o dinheiro é gasto também é importante. Somente dessa forma é possível criar um planejamento financeiro e optar por estratégias de redução de custos. Utilizando uma planilha no Excel ou até mesmo um bloco de notas simples, anote todos os recebimentos fixos da família, bem como as saídas. Nesse processo, surgem gastos que muitas vezes são consideráveis mas acabam passando despercebidos.

3. Controle seus gastos

Não há como seguir uma vida livre de dívidas sem rever o seu estilo de vida e consumo. Lembre-se de que você se endividou seguindo exatamente essas atitudes. Mudar será necessário.

Existem alguns gastos que, num primeiro momento parecem necessários, mas, se você analisar com profundidade, verá que podem ser excluídos da rotina. Já parou para pensar que o seu plano de TV por assinatura traz canais que sua família não assiste? O pacote poderia ser modificado, certo? O mesmo vale para planos de telefonia móvel!

Outra medida econômica é reduzir os jantares fora de casa. Começar a cozinhar mais, além de uma saída econômica, é uma boa desculpa para manter os amigos e familiares por perto.

4. Faça acordos com os credores

Dependendo do valor dos seus rendimentos e das dívidas, nem sempre é possível quitá-las à vista, mesmo com descontos. Recorrer aos acordos e negociações é uma grande chance de pagar a dívida de forma leve. Muitos credores oferecem redução dos juros aplicados no período e parcelamentos.

Antes de recorrer à renegociação, é interessante que o cliente saiba sua real capacidade de pagamento para, assim, discutir as melhores opções que se adequam ao seu orçamento.

5. Pague as dívidas mais altas

Existem algumas dívidas que merecem mais atenção devido à alta taxa de juros. É o caso dos cartões de crédito e cheque especial, que oferecem as taxas de juros mais altas do sistema financeiro. Essas dívidas merecem prioridade e devem ser eliminadas o mais breve possível, a fim de evitar o famoso efeito bola de neve!

Esperamos que com essas dicas você consiga sair do vermelho e encontrar a paz financeira que tanto procura! Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências financeiras. Quem sabe pode auxiliar outros leitores?

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *