Imóvel pronto ou na planta: qual vale mais a pena comprar?

A compra de um imóvel costuma representar um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa, não é verdade? Pode significar, por exemplo, independência, responsabilidade ou segurança — e talvez até tudo isso junto! É bem possível que você já tenha ouvido familiares ou amigos dizerem que lutaram demais na vida, trabalhando por anos e anos a fio só para terem seu próprio cantinho, certo? Só que mesmo ouvindo essas histórias, quando a experiência é com você, muitas dúvidas e incertezas surgem. Qual seria a melhor localização? Será que o melhor é mesmo fazer um financiamento logo ou juntar mais dinheiro? São mil e um detalhes a se pensar!

E uma das dúvidas mais constantes de quem deseja adquirir seu imóvel próprio é se o que vale mais a pena é investir em imóveis já prontinhos, que provavelmente já tiveram moradores, ou naqueles novinhos em folha, ainda até na planta. Se você também está hesitante em relação a essa questão, prepare-se para, em apenas poucos minutos, ter menos uma inquietação com a qual se incomodar, pois nosso post o ajudará a resolver essa dúvida cruel. Então leia e entenda tanto os pontos negativos como os positivos de se comprar um imóvel pronto ou na planta! Vamos lá?

Quais as vantagens da compra de imóveis prontos?

A principal vantagem de se comprar um imóvel pronto é óbvia: ele está pronto! Nesse caso, você só precisa pegar suas coisas e se mudar. Optando pelo pronto, você será capaz de ver a construção sem ficar imaginando como ela será a partir de desenhos e mapas esquemáticos e já poderá conhecer a vizinhança, analisando se seu perfil e modo de vida combinam com as regras de convivência do lugar. Um caso a se pensar.

E quais são os pontos negativos dessa aquisição?

O principal risco de optar por um imóvel pronto que seja usado é que eles podem apresentar diversos problemas que surgem naturalmente com o tempo de uso. E não se engane achando que esses probleminhas estarão aparentes, viu? Portanto, na visita ao imóvel, verifique todos os detalhes relativos a instalações elétricas, tubulações de água e esgoto, pintura das paredes, estado dos pisos, dentre outros aspectos. Afinal, você provavelmente não quer arcar com prestações de financiamento mais custos de reformas, não é verdade? Isso sem contar que imóveis prontos em geral têm um custo bem mais alto e tendem a se desvalorizar mais rapidamente. Então, se você enxerga a compra de um imóvel como um investimento financeiro, essa pode não ser necessariamente a melhor opção.

Quais os pontos positivos de se comprar imóveis na planta?

Uma grande vantagem de se comprar um imóvel na planta é que ele segue o caminho inverso do imóvel pronto no que diz respeito a valor financeiro. Assim, essa alternativa normalmente garante um excelente retorno ao investimento, pois os bens são mais baratos no momento da compra e tendem a se valorizar muito tanto durante o período de construção como depois de prontos. Hoje em dia, os imóveis são planejados tendo em vista as necessidades das famílias atuais, podendo ter menos quartos e mais serviços no condomínio. As garagens podem trazer mais vagas e a maioria desses imóveis apresentam um espaço de lazer e instalações de segurança. E todas essas características são mais raras de se encontrar em imóveis prontos, sobretudo se forem antigos. Isso sem contar que um imóvel comprado na planta não costuma apresentar problemas estruturais quando entregue, pois é novinho em folha. Assim, nada de reformas logo de cara!

E quais os riscos e as desvantagens desse tipo de negócio?

Os maiores riscos dizem respeito às obras de construção em si, que podem sofrer atrasos ou mudanças em relação ao planejado. Afinal de contas, a construção planejada no papel pode não correr tão perfeitamente quanto o planejado na hora de ser colocada em prática. O principal lado negativo dessa história é que você terá que esperar meses — ou às vezes mais! — até que o imóvel esteja pronto para a mudança. Por isso, se você busca um lugar para morar e tem uma certa pressa, o imóvel na planta pode não ser o ideal para suas necessidades.

Isso para não mencionar o maior risco de todos, a quebra da construtora. Principalmente em momentos de crise no setor imobiliário, pesquise bastante e procure saber muito sobre a saúde financeira da empresa escolhida. Se ela decretar falência, seu imóvel pode sair muito mais caro que o imaginado ou não sair de forma alguma.

Financeiramente falando a contrução ou a compra do imóvel na planta é mais vantajosa, mas como a própria máxima já diz “maior risco, maior retorno”. Então veja bem se vale a pena correr esse risco.

No final das contas, a verdade é que não existe melhor ou pior opção. Entre comprar imóveis prontos ou comprar imóveis na planta, a escolha vai depender de uma boa análise de suas demandas e do que se ajusta mais a seu perfil. Assim, considere suas expectativas, os objetivos que deseja atingir com essa aquisição e também suas possibilidades financeiras. De toda forma, lembre-se de que, ficando pronto imediatamente ou daqui a um ano, um imóvel sempre será um investimento e não um gasto.

E então, o que é melhor para seu caso? Já conseguiu se decidir? Comente e compartilhe suas impressões conosco!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Imóvel pronto ou na planta: qual vale mais a pena comprar?”

  1. Lucas, gostei muito de seu blog, e tenho uma dúvida sobre investimento. Por favor, se puder me adicionar no whatsapp, ficarei muito grato.
    José Antônio
    18 997250696

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *