F&S – Finanças & Seguridade: Renovação de Seguro de Carro

Se você tem um automóvel, com certeza deve ter um seguro para o seu veículo. Se sim, com certeza já passou por essa situação na renovação de seguro de carro: o corretor entra em contato informando que seu seguro irá vencer em poucos dias e que ele já fez a melhor cotação para você. Você, corretamente com medo de ficar desprotegido, faz a renovação.

Esse é um dos maiores erros que um segurado pode cometer. E normalmente é seguido pelo pensamento: “fulano já é meu corretor há anos. Tenho bônus de renovação com ele. Não tenho porque mudar”. Pronto, mais um grande erro.

Essa prática é muito comum no mercado de seguradoras. A intenção é de impedir que o segurado tenha tempo de fazer um orçamento junto a outros corretores. Porém, essa “tática” acaba dificultando uma avaliação de se o orçamento feito está adequado à necessidade do segurado.

Quando fazemos um seguro, estamos assegurando o nosso perfil naquele momento. Porém, várias características desse perfil podem se alterar de um ano para o outro: se é estudante; casado ou solteiro; se trabalha; se o carro fica na rua ou em garagem; endereço; idade dos filhos. Ou seja, seu perfil pode ter se alterado completamente, mas na urgência de renovar a apólice, essas informações acabam não sendo atualizadas.

Além disso, há também coberturas importantes na apólice que impactam muito o custo final do seguro, como a necessidade ou não de carro reserva, assistência 24h com km adicional e coberturas adicionais, como vidros e retrovisores, danos morais ou materiais. Resultado: às vezes o segurado não necessita de um carro reserva ou não deseja a assistência 24h com km adicional (por não viajar), mas está arcando com coberturas adicionais que representam até 20% do valor do seguro.

Outro erro é não orçar junto a outras seguradoras. As seguradoras mudam constantemente os cálculos de risco, o que resulta em mudança constante de preço. Nem sempre o seguro mais em conta na seguradora X em um ano será mais em conta que a seguradora Y no ano seguinte.  O segurado normalmente também se prende ao bônus de renovação junto à seguradora. Porém, esse bônus pode ser transferido para qualquer outra seguradora. Assim, é possível realizar um orçamento mais amplo, buscando descontos junto a diversas seguradoras. Lembrando que existem também seguradoras especializadas em alguns perfis de risco ou mesmo num modelo de veículo.

Renovação de seguro de carro: a dica principal

Tenha sempre em mente quando o seguro do seu veículo precisa ser renovado. Assim você poderá atualizar o seu perfil e solicitar o orçamento com antecedência, podendo pesquisar o melhor orçamento entre as seguradoras e até mesmo junto a outros corretores. Quase sempre, se você tiver uma cotação mais em conta de outro corretor, é possível conseguir um desconto na comissão cobrada.

O resultado é economia para o bolso.

Num próximo artigo, entrarei em maiores detalhes sobre como economizar no seguro e quais pontos podem encarecer ou baratear o seguro do seu veículo.

E, lembrando, caso deseje um orçamento na hora de renovar o seguro do seu veículo, entre em contato com a WG Seguros & Previdência.

 

pedro-henriques-foto
Pedro Henriques é corretor habilitado pela SUSEP e pós-graduado em  Gestão de Negócios pela FDC; ele é sócio-fundador da WG Seguros e Previdência

 

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

4 comentários em “F&S – Finanças & Seguridade: Renovação de Seguro de Carro”

  1. Diego Emmanuel Ferreira Pinheiro disse:

    Gostei muito do artigo. Ficou objetivo mas ao mesmo tempo bastante esclarecedor. Há dicas nele que eu não havia lido ainda, apesar de já ter seguro e ler sobre o assunto há anos (desde 2010, quando comprei meu primeiro carro). Peço que vocês escrevam sobre os fatores que mais impactam o valor final da cotação em relação ao perfil do segurado, por exemplo, se é casado ou solteiro, se usa o veículo para trabalho ou não etc. Sou assinante da newsletter de vocês e no final do ano os procurarei para uma cotação. Obrigado e sucesso!

    1. Pedro Henriques disse:

      Muito obrigado pelo comentário Diego. Nosso objetivo com o blog é sempre buscar informações novas e também trazer um pouco do conhecimento adquirido no mercado. Com certeza entraremos em detalhes sobre quais o fatores impactam no custo final do seguro, especialmente em relação ao perfil do segurado e outras informações que podem gerar grande economia. Sempre que tiver novas sugestões, fique a vontade para solicitar. Estarei aguardando a sua cotação no final do ano. Se desejar, pode entrar em contato por email enviando sua apólice atual para que eu possa programar uma cotação no final do ano. Obrigado novamente, Pedro Henriques. pedro.henriques@wgseguridade.com.br

  2. Luciana Melo disse:

    Pedro Henriques,

    Apesar de já não ter mais carro por não ser interessante para mim “um filho” que não uso, gostei bastante do artigo (na verdade, leio todos e são muito bons) por ser esclarecedor e objetivo. Concordo com o Diego sobre esclarecer também o que interfere ser casado ou solteiro, carro na rua ou garagem, etc no custo final de um seguro automotivo. Já encaminhei este blog para meus amigos.

    1. Pedro Henriques disse:

      Olá Luciana,

      Muito obrigado pelo comentário. Realmente os custos de um carro são quase iguais aos de um filho. Um “dependente” que pagamos imposto. No artigo do próximo mês entraremos em mais detalhes sobre esses pontos solicitados com toda a certeza. Obrigado por nos ajudar na divulgação. Toda boa informação deve ser disseminada. Obrigado novamente, Pedro Henriques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *