planejamento financeiro

F&M – Finanças & Mulher: Planejamento Financeiro: Por quê?

Com certeza você sabe que é importante se planejar financeiramente. Mas a grande maioria das pessoas (eu me incluía nesse grupo até alguns anos atrás), não faz nada a respeito.
Eu imagino alguns motivos pelos quais isso acontece. Pode ser por falta de tempo, comodidade, preguiça de ter de pensar em um assunto que não se tem familiaridade, impulsividade nas compras, muitos imprevistos ao longo do mês. Mas, do meu ponto de vista, todos os motivos se resumem a um: desconhecimento dos resultados que se pode alcançar com o planejamento.
O planejamento financeiro é como uma maratona. É difícil passar dos 10km. Incomoda, falta ar e a perna pede descanso. Se você não sabe o que te espera na chegada, eu arriscaria dizer que 80% das pessoas desistiriam e ainda iriam se recompensar em seguida, comprando um vestido no shopping, indo tomar uma cerveja com os amigos ou conhecer aquele restaurante novo que dizem ter um risoto divino. Afinal de contas, você fez um grande esforço e merece.
Mas se você sabe que haverá um prêmio de R$ 500.000 na chegada, que ainda faltam mais 35km, que não existe tempo a ser batido ou competidores, a coisa muda de figura, não é mesmo? É difícil, mas só depende de você. Parece que o caminho que estava embaçado fica nítido, com setas indicando a direção e a linha de chegada apontando no horizonte.
Na hora que colocamos todas as condições na mesa, de forma clara e objetiva, o caminho fica muito mais fácil. Você tem motivo para seguir em frente, afinal você sabe porque está fazendo esse esforço e onde vai chegar. Na organização das finanças não é diferente e a chave do sucesso está em encontrar essas respostas.
Primeiro, pense qual o “prêmio” que você gostaria de encontrar na linha de chegada. O que te faria persistir ao cansaço? O que você gostaria de alcançar nos próximos meses e anos? Nesse artigo falo sobre como estabelecer essas metas e tirá-las do papel.
Mas e quando você não consegue enxergar a linha de chegada? Com certeza fica mais difícil e é preciso ter mais foco e disciplina. É o que acontece no caso de objetivos de longo prazo, como por exemplo a sua aposentadoria. Quando estamos novos, nunca achamos que é hora de começar a se programar para ela, afinal existem prioridades muito mais motivadoras que te recompensarão mais rápido (viagens, bens, compras) do que ficar independente financeiramente.
Resolvi então listar alguns motivos pelos quais você deve, desde hoje, se programar para o futuro e ter como prioridade entre suas metas a independência financeira:
1. Quanto antes você começar, mais fácil será. O tempo é seu o principal aliado, já que o efeito dos juros compostos será o fermento e o grande responsável pelo crescimento do seu “bolo”.
2. Todos sabemos que a previdência pública não é garantia de muita coisa, principalmente se você tem uma renda mensal acima de R$ 5.000 (teto máximo pago atualmente).
3. Apenas 1% dos brasileiros se sustentam. O restante continua trabalhando ou depende de parentes e/ou caridade.
4. A independência financeira vai permitir que você gerencie o seu próprio tempo, de forma 100% independente, fazendo apenas o que você ama.
5. Nenhum de nós gosta de pensar que algo inesperado pode acontecer. Mas não há uma pessoa que não conheça alguém que se separou, que ficou inválido, que perdeu o provedor financeiro da casa (pai, mãe, marido ou esposa) e que não passou por dificuldades financeiras em decorrência disso. Acumular recursos para o longo prazo é, primordialmente, uma garantia para a sua família. Será o que irá garantir tranquilidade para todos em qualquer um desses casos.

Na dúvida, entre em contato com a WG Finanças!

 

emanuella-xavier-foto
Emanuella Xavier, CFP® (Certified Financial Planner) é sócia da WG Finanças Pessoais

 

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *