F&M – Finanças & Mulher

Querido leitor,
Em homenagem à semana da mulher, inauguramos hoje uma coluna mensal que não poderia combinar finanças com outro tema senão o universo feminino. E como não poderia ser diferente, a assinatura será minha, única representante a defender o gênero dentro da WG Finanças.
Dizem que mulher é o sexo frágil. Mas tudo que vejo é o contrário: as mulheres que conheço são fortes como aço. Lutam para chegar onde querem, com toda a delicadeza do mundo enfrentam dores que vão além do experimentado pela maioria dos homens, matam 3 leões no trabalho e ainda chegam em casa com energia suficiente para fazer o dever de casa com o filho e contar uma historia antes dele dormir. Tudo isso de salto alto, se necessário.
Toda essa força, misturada com a evolução da sociedade e dos padrões familiares, nos levou ao mercado de trabalho, e consequentemente a administração financeira pessoal agora faz parte da nossa realidade.
Todas nós recebemos um salário ao final do mês, e devemos decidir como gerenciá-lo. Mas nem sempre essa decisão é tomada da forma mais embasada possível. Afinal, educação financeira nunca foi o forte do brasileiro, muito menos das mulheres que historicamente nunca participavam da conversa quando o assunto era orçamento doméstico.
Acredito que, além do meu interesse por matemática, esse foi um dos motivos pelo qual eu escolhi o mercado financeiro e mais tarde o planejamento em si. Eu queria fazer diferente.
Quando iniciei em uma corretora de valores, eu era a única mulher em uma sala com aproximadamente 20 outros analistas, todos homens. Hoje, além de ser a única dentro da WG, também faço parte do grupo de mulheres que atualmente representam menos de 1/4 do total de planejadores financeiros certificados (CFP®) nos EUA, de acordo com o CFP Board*.

Esses números não me deixam conformada. E não me entendam mal, não acho que todas as mulheres deveriam trabalhar em Wall Street e saber como funcionam os juros compostos. Mas deveríamos, minimamente, nos interessar pelo assunto. Afinal, o dinheiro é quase tão importante quanto a nossa saúde quando pesquisamos pelos prós e contras da dieta da proteína.

Nós malhamos e cuidamos da alimentação para ter mais disposição e um corpo bacana, frequentamos terapia para levar uma vida mais leve, vamos ao salão para nos sentirmos mais bonitas. O que nos impede de fazer o mesmo com as nossas finanças e nossos sonhos?
O meu palpite é que, assim como já estamos acostumadas a entregar a direção do carro para o nosso companheiro (e por ele dirigir mais, inevitavelmente acaba pegando mais o jeito), muitas vezes entregamos para os homens das nossas vidas a responsabilidade de gerenciar as nossas finanças, simplesmente porque não temos tanta confiança no nosso conhecimento e com eles a coisa acaba fluindo mais fácil.
Mas como a prática leva à perfeição, eis aqui o meu objetivo com essa breve coluna mensal: levantar temas do nosso mundo que envolvam finanças de uma forma suave, para que todas aquelas que queiram ter um pouco mais de controle sobre sua vida financeira possam ganhar a confiança necessária para chegar mais perto dos seus objetivos.
Acredito que assim tornamos a missão mais fácil, não é? O importante é começar!
Emanuella Xavier, CFP® (Certified Financial Planner) é sócia da WG Finanças Pessoais
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *