orgulho financeiro

F&C – Finanças & Comportamento: Viés do Orgulho Financeiro

Não é fácil admitir que não sabemos de determinado assunto. Não é fácil pedir ajuda a outra pessoa admitindo que não sabemos o bastante para desempenhar tal função ou pagar outra pessoa para executar um serviço que não conseguimos realizar sozinhos.

Você provavelmente está pensando “não acho difícil. Eu faço isso toda hora!”. E você tem razão! É por isso que este é um dos vieses que mais bagunça minha cabeça, porque é o mais ilógico de todos. Pessoas contratam serviços a todos os momentos, mas possuem um orgulho muito grande quando se trata de suas finanças. Vamos analisar alguns serviços e seus preços:

  • Corte de cabelo: no caso dos homens, custa entre 20 e 80 reais e é um serviço que ocorre mensalmente;
  • Internet, Telefone e TV: os pacotes variam entre 200 e 500 reais por mês;
  • Personal Trainer: entre 60 a 150 reais por hora;
  • Nutricionista: Entre 100 a 200 reais por consulta, geralmente bimestral ou trimestral;
  • Consulta Médica: No mínimo 100 reais, se for consulta particular.

Por outro lado, é de surpreender o número de pessoas que não admitem a ideia de ter um planejador financeiro e consultor de investimentos. Não vou ser petulante a ponto de achar que apenas a minha experiência seja suficiente para generalizar um perfil, dizendo que este comportamento é tipicamente masculino, mas é o que tenho observado. Frases do tipo “ninguém vai cuidar do meu patrimônio como eu, porque só eu sei o quanto tive que trabalhar para acumulá-lo” ou então um pouco mais diretas como “eu entendo muito bem o que estou fazendo”.

É verdade que pode ser fácil no início da formação do patrimônio, basta aplicar as regras populares como “gastar menos que se ganha” ou “poupar 10% do seu salário”. Podemos comparar muito bem com as regras básicas da nutrição: “comer de 3 em 3 horas”, “porções do tamanho do seu punho”, “coma pratos coloridos”, etc. Entretanto, chega-se um ponto em que se não houver um acompanhamento profissional, os ganhos serão maiores mas ficarão muito aquém do verdadeiro potencial.

Alguém consegue imaginar Michael Phelps, Daiane dos Santos ou Gustavo Borges montando o próprio treino ou a própria dieta? Então porque achar que gerir um patrimônio de trezentos mil, um milhão, cinco milhões é fácil? Claro, será sempre possível colocar uma parte no fundo DI do seu banco e uma parte naquela LCI de 85% do CDI, mas já parou para pensar em quanto dinheiro pode estar sendo deixado de ganhar? Não estou falando de mercado acionário ou operações mirabolantes prometendo milagres em 1 ano. Estou falando apenas de um acompanhamento profissional. Uma boa forma de perceber o quanto você pode estar deixando de ganhar é a nossa Planilha de Diagnóstico Financeiro, que pode ser acessada aqui.

Afinal de contas, vivemos em um mundo em que precisamos estudar e trabalhar muito para termos destaque em nossas áreas. Com isso, o tempo que temos para adquirir conhecimento que não é da nossa área de atuação se torna muito escasso!

O médico é especialista em uma das diversas áreas de medicina, a nutricionista esportiva é especialista em nutrição esportiva e o consultor de investimentos é especialista em fazer o seu patrimônio render mais, sem necessariamente correr mais riscos. Pergunte a si mesmo se você não está sendo orgulhoso e com isso, minando suas chances de se tornar milionário.

 

pedro-henriques-foto
Hugo Radd é planejador financeiro na WG Finanças Pessoais

 

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *