Dicas de finanças para aposentados

Você trabalhou por anos e anos a fio para conseguir poupar uma boa renda no banco, fazendo diversas economias para ter uma vida melhor quando estivesse aposentado? Mas agora que juntou um bom patrimônio e finalmente se aposentou, ainda fica preocupado com o fato de que se não fizer os investimentos certos pode ter problemas financeiros? E essa não é uma época boa para tantas incertezas, não é mesmo? Já que que suas remunerações de aposentadoria e o patrimônio arrecadado são limitados e, especialmente por isso, precisam ser muito bem administrados. Então como você pode ficar mais protegido e seguro nesse período? Pois descubra algumas valiosíssimas dicas de finanças para aposentados a seguir:

Destine parte do patrimônio a estratégias mais arriscadas

O objetivo de quem está aposentado deverá ser a preservação de seu patrimônio, levando em conta o tempo de resgate e a relação de seu investimento com a inflação, certo? É claro que você pode fazer aplicações mais conservadoras e, consequentemente, menos arriscadas, só que, dependendo do caso, o rendimento simplesmente poderá não superar a inflação. Assim, vale a pena manter até 15 ou 20% de seu patrimônio em investimentos mais arriscados e com retorno a médio prazo. Dessa forma a maior parte de seu dinheiro ainda fica total e completamente segura, em aplicações conservadoras mas menos lucrativas, enquanto procura ganhar uma graninha extra com um pouco mais de ousadia.

Dê uma olhadinha nas aplicações em renda fixa

Se hoje em dia a opção clássica dos brasileiros conservadores, que é a poupança, não tem sido uma boa alternativa justamente por seu contraste nada promissor com a inflação, algumas aplicações de renda fixa e de menor risco estão muito interessantes. É possível, por exemplo, investir em Certificados de Depósito Bancário (CDBs), que podem ser pré-fixados ou pós-fixados, em Letras de Créditos Imobiliários (LCIs) ou em Letras de Créditos do Agronegócio (LCAs). O resgate desses títulos de crédito vai depender das respectivas cláusulas contratuais, já valendo adiantar que normalmente sobre eles incidem tributos — IOF e IR na fonte.

Compre imóveis para alugar ou revender mais tarde

Ter casas ou apartamentos para alugar ou adquirir terrenos ou imóveis, esperar que as propriedades valorizem, para depois revendê-las também é uma ótima alternativa para seus investimentos. Só que, no caso das revendas, é preciso ter um olhar certeiro e escolher boas propriedades, de preferência em áreas que estão em expansão e dariam retorno mais rapidamente. Se a ideia for adquirir um imóvel para locação, é importante que se dê atenção às demandas de mercado, não colocando tanto a emoção na hora da compra. Lembre-se de que a sala comercial ou a residência não é para que você usufrua diretamente do imóvel, mas o alugue. Portanto, é o mercado quem deve ditar a escolha e não seus gostos pessoais.

Inclua parte de seu 13º salário nos investimentos

Nada impede de você querer viajar ou fazer certas compras maiores nessa fase de aposentadoria. Porém, você deve tomar cuidado com seu poder aquisitivo, conservando seu padrão de vida estável, sem fazer grandes estripulias. Portanto, quando receber seu 13º salário, separe ao menos parte dele para poupar, aplicando-o em investimentos de renda fixa ou em outras que achar conveniente. Não se esqueça de que continuar investindo é uma ótima maneira não só de aumentar sua reserva como de garantir seu equilíbrio financeiro.

A grande vantagem de ter uma boa educação financeira e adquirir o hábito de poupar é que você poderá manter uma boa situação financeira, sem alterar seu padrão de vida, mesmo depois de se aposentar. Não parece uma boa? Então o que ainda está esperando para planejar o destino de suas finanças? O que acha que é melhor para seu dinheiro agora que está aposentado? Comente aqui e divida suas impresssões e experiências conosco!

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *