mandamentos do planejamento financeiro

Conheça os 5 mandamentos do planejamento financeiro

Para economizar no presente e poupar para o futuro, ter em mãos um bom planejamento financeiro é obrigatório. Com ele, é possível controlar as despesas, saber exatamente onde você está gastando e realizar cortes e ajustes quando necessário. Porém, para que o planejamento financeiro realmente seja eficiente, é preciso seguir algumas estratégias.

Reunimos, a seguir, 5 mandamentos do planejamento financeiro, os quais possibilitarão total controle da sua vida financeira. Acompanhe e veja como organizar as finanças de uma vez por todas!

1. Traçar metas

Um bom planejamento financeiro só funciona quando é sustentado por metas e objetivos claros. Quando você começa a poupar e economizar, deve ter uma motivação.

Se você pretende se casar e ter filhos, sabe que precisará economizar para a compra de uma casa própria (ou até mesmo alugar), saúde e educação. Se o desejo é viajar, é interessante que a economia se estenda pelo menos por um ano. Para a compra de um carro novo, você saberá que, caso não o compre à vista, precisará de um montante disponível para quitar o financiamento automotivo com segurança e tranquilidade, livre de imprevistos.

2. Pesquisar preços

A pesquisa de preços é uma poderosa ferramenta que auxilia no cumprimento à risca do planejamento financeiro. Mesmo que a economia na aquisição de um determinado produto seja de 10 a 20% — o que é bem possível, já que os valores cobrados por diferentes comerciantes podem trazer grandes diferenças —, esse valor torna-se bem considerável ao final de 12 meses.

Nas compras de produtos alimentícios, a visita aos supermercados deve ser considerada. O mesmo vale para itens de decoração, móveis, roupas e eletroeletrônicos. Vale dizer que a internet é uma grande aliada nessa pesquisa, possibilitando a consulta a determinados estabelecimentos de forma simplificada, seja via pesquisas tradicionais ou utilização de sites e aplicativos especializados.

3. Pagar as contas em dia

Manter as contas pagas em dia livra o cliente de arcar com multas e juros, reduzindo os gastos. O cartão de crédito, por exemplo, possui um dos índices de juros mais altos entre todas as transações financeiras, chegando a quase 500% ao ano — de acordo com dados divulgados pelo Banco Central no mês de outubro de 2016.

Vale salientar também que muitos credores oferecem bons descontos caso as contas sejam pagas antes ou na data de vencimento. Vale consultar essas informações e, sempre que possível, antecipar o pagamento das contas.

4. Listar os gastos diários

Relacionar diariamente todos os custos e despesas é essencial para que você saiba, detalhadamente, onde o dinheiro está sendo gasto. Pode parecer que não, mas as pequenas despesas, que quase sempre são desconsideradas, podem representar uma boa fatia do orçamento ao final do mês.

Uma maneira prática é adotar os aplicativos e gerenciadores financeiros, que podem ser acessados também pelo smartphone. A praticidade permite que os gastos sejam lançados com rapidez, além de sincronizados com a conta bancária, por exemplo.

5. Ajustar o padrão de vida

Viver de acordo com suas possibilidades é um grande desafio para os brasileiros. E trata-se de uma questão cultural. Poucos entendem que manter um carro, por exemplo, exige condições diferentes para quem ganha R$ 10 mil reais ao mês e não compromete nem 10% dos seus rendimentos) e para quem ganha R$ 1 mil (e reverte 50% da renda para o pagamento da parcela do financiamento).

É preciso “colocar os pés no chão” e ajustar o padrão de vida. Caso contrário, os resultados podem comprometer boa parte das finanças futuramente.

Está na mão de todos elaborar um bom planejamento financeiro. O grande segredo é adotar estratégias que permitam controlar as despesas, reduzir custos desnecessários e aplicar o dinheiro onde realmente é necessário.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário e compartilhe conosco sua opinião!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *