Como pagar menos juros no financiamento imobiliário?

Para se assumir um financiamento imobiliário de longo prazo com a devida segurança é preciso bastante planejamento e consciência sobre a dívida que se está assumindo. Isso não significa, contudo, que você realmente tenha que passar 20 ou 30 anos pagando religiosamente essas prestações. E também não significa que você tenha que pagar os juros astronômicos que, no fim das contas, poderiam quitar 2 imóveis durante esse tempo todo.

O que queremos dizer é que existem, sim, alternativas para você pagar menos juros no seu financiamento imobiliário e ainda conseguir quitar seu imóvel com maior rapidez. Ficou interessado em saber como transformar esse sonho em realidade? Então acompanhe agora mesmo nosso post:

Portabilidade

Independentemente de qual foi o banco com o qual você fechou negócio, se você tiver conhecimento de uma instituição que ofereça melhores condições para o mesmo tipo de financiamento, pode solicitar a portabilidade, assumindo, assim, juros menores. Dessa forma, além de pagar um montante menor a longo prazo, suas prestações diminuem e você passa a ter condições de guardar dinheiro a fim de abater tudo do saldo devedor.

Abatimento do saldo devedor

O saldo devedor é o valor total emprestado do banco menos as parcelas já quitadas. Procure, sempre que possível, juntar seu 13º salário e quaisquer outros valores durante um determinado período de tempo, a fim de diminuir seu saldo devedor, deixando de pagar os juros referentes a essa parcela do seu financiamento.

Vale lembrar que é possível realizar o abatimento do saldo devedor a qualquer momento, bastando que você procure o banco e realize os respectivos trâmites indicados. Ressaltando que no abatimento do saldo devedor, você pode ter duas situações: redução do valor da parcela em si ou redução do prazo do financiamento. Aí vale pesar os prós e os contras para decidir o que vale mais a pena para sua situação.

Redução do prazo

Para quem não está sentindo que as parcelas pesam muito no orçamento mensal da casa, o melhor é reduzir o prazo do financiamento, já que assim a quitação do imóvel é feita com mais rapidez, liberando a verba para um próximo investimento.

Redução da parcela

Contudo, para quem está com maiores dificuldades na quitação das parcelas, a melhor alternativa é reduzir seu valor para que se tome um fôlego. Assim pode se tornar possível juntar algum dinheiro a fim de quitar o financiamento o mais rapidamente possível.

Uso do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para a quitação de um financiamento de imóvel desde que se tenha conta no FGTS há mais de 3 anos, não tendo, no período de pelo menos 2 anos, realizado nenhum tipo de movimentação.

Essa transação compensa na medida em que o FGTS possui uma correção de 3% ao ano + TR, um valor muito aquém da inflação. Ou seja, não vale a pena deixar esse dinheiro parado se você está pagando um financiamento com juros mais altos do que seu rendimento.

Contudo, é preciso estar atento para o fato de que, se você perde o emprego, por exemplo, não mais terá o dinheiro do FGTS para segurar o peso das contas até encontrar uma nova oportunidade. Nesse caso, ter um investimento paralelo é a melhor coisa a se fazer.

Renegociação

Se mesmo tendo tentado as 3 opções anteriores você ainda estiver com dificuldades financeiras, precisando, a todo custo, reduzir ainda mais os juros do seu financiamento imobiliário, o negócio é conversar com o gerente do banco e tentar uma renegociação. Muitas instituições, depois de avaliarem o histórico do cliente, acabam concedendo bons descontos. Não custa nada tentar, não é verdade?

E você, já precisou lançar mão de alguma dessas alternativas para reduzir os juros do seu financiamento imobiliário? Foi vantajoso? Comente aqui e compartilhe sua experiência conosco!

 

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *