Como o estudante universitário pode ter organização financeira

O período da universidade representa mudanças significativas na vida de qualquer jovem, não é verdade? Afinal de contas, essa é a hora de começar a se acostumar com a vida adulta, o que significa tomar controle inclusive de sua vida financeira. Mas a verdade é que a maioria dos estudantes ainda não sabe administrar sua própria renda, podendo acabar se enrolando na hora de balancear os gastos. E foi pensando nisso que resolvemos produzir este pequeno guia, apresentando algumas dicas para que você tome controle definitivo de sua organização financeira pessoal. Pronto para uma lição de vida prática? Então confira:

Planeje suas despesas

Um universitário responsável deve manter um orçamento e controlar suas despesas com comida, transporte, aluguel, contas e lazer. Para tanto, estabeleça prioridades e defina limites de gastos. Manter um orçamento também pode ajudar a perceber para onde seu dinheiro está indo, facilitando o controle dos excessos e o corte do que é desnecessário.

Seja realista

Mudar da casa dos pais pode ser excitante para quem nunca viveu sozinho antes, mas o fato é que, agora, as responsabilidades inevitavelmente se tornam maiores. Portanto, não esbanje com o que está além de suas condições. Se está com muita vontade de adquirir algo, por exemplo, planeje antes e separe um tempinho para juntar o dinheiro, em vez de se enrolar com prestações de cartão de crédito. E essa consciência já precisa florescer no momento do aluguel do apartamento, que obviamente não precisa ser um duplex em um bairro nobre da cidade — a não ser que você tenha condições para bancar esse luxo. E que tal considerar arrumar um colega para dividir o apê e o pagamento das contas? Repúblicas também podem ser uma boa opção!

Cuide da alimentação

Em vez de ir à padaria todas as vezes que precisar de um item, faça uma lista e vá ao supermercado semanal ou quinzenalmente. Dessa maneira você também pode tirar vantagem de promoções ou descontos por quantidade comprada. Evite comer fora regularmente, pois restaurantes tendem a ser bem caros. Preparar suas refeições em casa é uma ótima forma de se manter saudável e dentro de suas finanças pessoais, além de uma boa oportunidade para treinar seus dotes culinários.

Fuja do crédito fácil

Uma conta universitária provavelmente será a melhor pedida para você, mas cuidado com as armadilhas do crédito fácil. Os bancos podem fazê-lo acreditar que você tem mais margem para gastar do que realmente tem, propiciando o abuso do cartão de crédito. Mas tome cuidado, porque esse pode ser o primeiro passo para se chegar ao cheque especial. E aí adeus tranquilidade! A dica é procurar quitar suas dívidas o mais rapidamente possível, de preferência sem a ajuda do cartão.

Mantenha o controle nas baladas

Você não tem que dizer adeus à sua vida social, mas é recomendável ter um cuidado a mais com os gastos excessivos nas noitadas, uma vez que o pagamento de ingressos, de bebidas e táxis pode causar um enorme rombo no seu orçamento no final do mês. Para tanto, leve uma quantia em dinheiro específica para a noite e deixe o cartão de crédito em casa. Assim você não se sentirá tentado a usá-lo!

Procure um emprego

Se seus horários na faculdade permitirem, comece a procurar um emprego ou um estágio em sua área de estudo. Essa é uma ótima maneira de conseguir experiência no mercado de trabalho e fazer networking, também significando que você poderá contar com um dinheiro extra, resultado de seu próprio esforço, no final de todo mês.

Economize uma graninha

São muitos os jovens que não têm o hábito de economizar, não é mesmo? Assim, quando se formam, não têm nenhum tipo de suporte financeiro. Como a renda de um universitário normalmente não é muito alta, o segredo é começar aos poucos. Dessa forma, se puder, guarde, por exemplo, 50 reais por mês. À medida que for se acostumando com o processo, evolua para quantias um pouco maiores, pulando para 60, 80 ou até 100 reais. No final de sua faculdade, você vai ter conseguido um valor relativamente significativo, que poderá ser usado como salvação até se ajeitar, como entrada em um carro novo ou para pagar uma viagem dos sonhos, por exemplo. O importante é manter a disciplina e focar no longo prazo!

A verdade é que a organização financeira para estudantes é essencial para estabelecer as bases de um relacionamento saudável com o dinheiro no futuro. É claro que exige esforço e bom senso, mas você certamente não se arrependerá no futuro! E então, pronto para começar a praticar as lições de hoje? O que já adota como método de organização financeira? Comente aqui e nos conte!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Como o estudante universitário pode ter organização financeira”

  1. ótimas dicas, vou terminar o último ano do colegial e já estou economizando para a faculdade. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *