carro dos seus sonhos

Como juntar dinheiro para comprar o carro dos seus sonhos?

Se você não sabe como juntar dinheiro para adquirir o seu tão sonhado automóvel, este post foi feito mesmo para você. Por ser um bem durável, o carro tem um preço que pesa no orçamento, principalmente quando esse valor é comparado à média dos salários no Brasil. Para driblar esse empecilho e para usufruir dos benefícios de ter um veículo, muitas pessoas se endividam além da conta ao adquirir o automóvel em prestações a perder de vista. O que muita gente não sabe é que esse tipo de atitude pode gerar muita dor de cabeça no futuro, além de perdas financeiras significativas, por causa dos juros. Para evitar isso, confira a seguir algumas dicas de como juntar dinheiro para comprar o seu carro dos sonhos!

Comece com o planejamento

Em primeiro lugar, planeje-se para adquirir o seu automóvel. Por exemplo, defina o modelo ou a categoria de carro que pretende adquirir, como um veículo sedã, um utilitário esportivo, uma picape etc. Em seguida, descubra o valor do automóvel escolhido e estabeleça um prazo para fazer a compra.

Com essas informações, divida o valor do bem pelo número de meses previsto. O resultado será a quantia de que você precisará poupar mensalmente para atingir o seu objetivo. Na hora de fazer essa conta, superestime o valor total do veículo, já que provavelmente haverá inflação entre o início da poupança até a aquisição do carro, o que diminui o seu poder de compra. Uma ótima ferramenta para ajudar neste planejamento é a Planilha de Diagnóstico Financeiro, disponível para download gratuito aqui.

Reorganize as finanças pessoais

Uma vez que você já sabe de quanto precisará juntar por mês para conquistar o automóvel dos sonhos, é chegado o momento de reservar esse dinheiro no seu orçamento. O ideal é que você já deixe essa quantia separada na sua lista de gastos e, com o restante, pague os demais compromissos mensais. Para que você consiga ter sucesso nessa formação de poupança, é importante que todos os seus gastos não ultrapassem o valor da sua renda.

Lembre-se de que eventuais pagamentos de juros, sejam por atrasos ou parcelamentos, só prejudicarão as suas economias. Além disso, se ainda não faz, adquira o hábito de anotar todas as suas receitas e todos os seus gastos.

Saiba como juntar dinheiro com investimentos

Para encurtar o caminho até a realização do seu sonho de comprar um carro, você deve aprender a como juntar dinheiro com investimentos. Inicialmente, você pode depositar as suas economias na caderneta de poupança. Quando acumular mais do que R$ 1000 já pode começar a pensar em outras modalidades de investimento, como Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Títulos Públicos do Tesouro Direto, entre outras possibilidades de aplicações de renda fixa. Busque colocar o seu dinheiro em investimentos que ofereçam retornos acima da inflação, para proteger o seu poder de compra. Ao aplicar as suas economias, você acelera o seu ritmo na busca pela conquista do seu objetivo, afinal, o seu dinheiro também “trabalhará” por você ao render juros.

Mude seus hábitos de consumo

Se você não quer fazer muitos sacríficos para adquirir o seu automóvel, aprenda a como juntar dinheiro com pequenas mudanças de hábito. Faça uma espécie de raio X de todos os seus gastos e avalie, com sinceridade, quais são realmente necessários e quais são supérfluos. Entre os pontos que você pode abrir mão, estão: idas a restaurantes, pacote de TV paga, assinaturas de revistas, matrícula em academia etc. Não significa que você deve abandonar todas as suas atividades de lazer, mas, sim, checar o que realmente usa. Por exemplo, quem nunca fez uma compra por impulso e, passados alguns dias, deixou o produto parado em casa, não é mesmo? Num caso assim, o valor gasto se torna um dinheiro “imobilizado”, que poderia estar investido para gerar lucros.

Agora que você sabe essas dicas de como juntar dinheiro para adquirir o seu automóvel, já pode pensar em estratégias para economizar quando tiver comprado o seu veículo dos sonhos. Aproveite para ler também o post: “Por que você deveria (ou não) trocar o seguro do carro?”.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *