Como começar a construir seu patrimônio?

Depois que os indivíduos passam pelas etapas de desenvolvimento da personalidade e aprendizado, normalmente entram em um período em que querem edificar relacionamentos mais sólidos, casar, crescer na profissão e ser mais independentes. É claro que algumas pessoas elaboram projetos para curtir vários momentos de lazer, viajar e gastar com entretenimentos e bens de consumo. Todavia, uma boa parte, sobretudo aquelas pessoas que têm uma visão de futuro mais centrada, deseja mesmo construir um ótimo patrimônio, a fim de se resguardar e sustentar uma vida melhor quando a idade chegar. Se você é uma pessoa precavida, certamente se interessa por essa ideia. Mas você não sabe como poderia dar início à construção de seu patrimônio pessoal? Então trate de conferir algumas valiosas dicas para completar essa missão ainda em tempo hábil:

Corte os gastos supérfluos

Para que sobre mais dinheiro para montar seu patrimônio, é preciso promover uma organização financeira total, controlando seu orçamento doméstico de maneira precisa, adotando uma política de contenção de gastos desnecessários. Analise com bastante calma, depois de anotar as entradas de recursos e todas as despesas que você tem mensalmente, quais bens de consumo ou serviços podem ter seu consumo atenuado ou simplesmente dispensado. É importante ter em mente que suas compras devem ser feitas com sabedoria ao longo de anos, evitando-se o consumo de supérfluos a fim de se conseguir acumular capital para adquirir bens mais expressivos e proveitosos.

Faça uma reserva financeira

Se, diante das medidas de organização financeira que você já tomou para economizar, houver ainda um dinheirinho sobrando, vale a pena construir uma reserva. Aplique seu dinheiro em um investimento seguro, como alguma aplicação de renda fixa, por exemplo. Caso você estude com afinco, aprenda e preveja contextos de mercado mais favoráveis, você pode ir alterando esse investimento, com o tempo, tirando mais e mais proveitos de suas aplicações de capital.

Livre-se imediatamente das dívidas

Da mesma forma que o nível de consumo deve baixar, é importante que os débitos existentes em seu nome sejam devidamente quitados o mais depressa possível. Isso porque os juros que essas dívidas devoram de seus recursos são muito maiores do que qualquer investimento que você decida fazer. Portanto, antes de começar a montar sua reserva financeira, é conveniente ficar livre das obrigações anteriormente contraídas. E parabéns por ter chegado ao nível 3 da organização financeira!

Invista a longo prazo

Quando uma pessoa decide fazer investimentos, o ideal é que ela tenha um objetivo determinado, seja ele comprar um imóvel mais adiante ou simplesmente criar uma reserva financeira para eventualidades futuras. Para isso, vale a pena estudar alguns tipos de aplicações disponíveis no mercado — como a poupança, os títulos de renda fixa e as ações, por exemplo —, a fim de se acostumar com essa cultura de investimentos constantes. É ainda mais interessante contratar os serviços de uma empresa especializada na gestão de finanças pessoais para analisar seu perfil e elaborar um planejamento personalizado, com metas, fundos e prazos, acompanhando todo o seu processo de investimento e o ajudando no contato junto às instituições financeiras.

Analise suas finanças e pense bem onde deseja chegar, o que realmente deseja para seu futuro. E não deixe de comentar aqui para nos contar se já começou a construir seu patrimônio! Por onde resolveu dar o pontapé inicial? Compartilhe suas experiências conosco!

 

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Como começar a construir seu patrimônio?”

  1. claudio luiz disse:

    Parabéns pelo blog. Ótima iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *