Cartão de crédito x cartão pré-pago para viagens internacionais

Hoje em dia, com a simplicidade do acesso a passaportes e passagens aéreas, ficou muito mais fácil fazer viagens internacionais e sair turistando pelo mundo afora, não é mesmo? Nesse cenário, os cartões, independentemente do tipo, tem-se feito mais necessários do que nunca. Mas uma dúvida ainda paira sobre a cabeça de muitos viajantes: afinal, qual o melhor cartão para usar durante a viagem, o cartão de crédito ou o pré-pago? Será que é melhor levar dinheiro vivo?

Pois foi pensando nessas perguntas que muitas vezes ficam sem respostas que decidimos dar uma mãozinha, ajudando-o a entender cada uma das alternativas para que escolha o melhor tipo para você. Então confira:

Cartão de crédito

Presente há tanto tempo na vida das pessoas, o cartão de crédito é, hoje, quase unanimidade entre os consumidores. Entretanto, é preciso ficar atento a algumas peculiaridades desse modelo de cartão. Vai viajar pra fora? Então, antes de mais nada, cheque se seu cartão é internacional. No mais, pese seus prós e contras:

Vantagens

  1. Paga-se pela compra apenas quando a fatura equivalente efetivamente chega, o que, dependendo da data da negociação e da data do fechamento do boleto, pode demorar até um mês;
  2. Existe a possibilidade do parcelamento tanto da compra quanto do total da fatura;
  3. As maiores bandeiras são aceitas em praticamente todos os estabelecimentos do mundo;
  4. Quase todos os cartões de crédito oferecem programas de pontos, que podem ser facilmente convertidos em milhas ou outros bônus.

Desvantagens

  1. Em tempos de instabilidade cambial, pode não ser tão interessante utilizá-lo, tendo em vista que os valores cobrados serão convertidos para o real no dia do pagamento da fatura e não no dia da compra — ou seja, caso o real desvalorize perante a moeda de compra no período entre o fechamento do negócio e o pagamento do bem, você pagará mais caro do que o esperado;
  2. A taxa de IOF que incide sobre o cartão de crédito é uma das mais altas, atualmente ultrapassando os 6%.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago já teve seu momento de queridinho, entretanto, desde que também se aumentou o IOF incidente sobre esse tipo de operação, caiu no ranking de preferências. Contudo, mesmo assim, essa ainda é uma excelente opção. Quer saber por quê?

Vantagens

  1. Assim como o cartão de crédito, o cartão pré-pago também é bastante prático e seguro, afinal, você não estará andando com os bolsos cheios de dinheiro por aí;
  2. O cartão pré-pago congela a cotação da moeda no momento em que a compra é efetuada, ou seja, se você adquiriu mil dólares hoje para viajar daqui a 5 meses, independentemente da variação cambial, você ainda terá os mesmos mil dólares;
  3. É possível recarregá-lo à distância ou por meio de operações de internet banking;
  4. Pode ser usado diretamente no comércio ou para sacar o dinheiro em caixas eletrônicos.

Desvantagens

  1. Seu dólar custar mais caro do que o dólar de cartão de crédito;
  2. Não há recebimento de pontos ou milhas por seu uso;
  3. Seu IOF é igual ao do cartão de crédito, no valor de 6,38%;
  4. Se a moeda contida no cartão pré-pago não for a mesma em circulação no local onde se está, será cobrada uma taxa de 3 a 6% em cima da conversão, assim como é feito nas casas de câmbio.

Viu como cada cartão tem suas peculiaridades? Graças a isso, muitos usuários de cartão para viagem têm misturado os dois, pois assim conseguem aproveitar as vantagens de ambos.

Agora nos conte se já deu para escolher uma modalidade preferida! Normalmente opta por que modelo? Já testou os dois? Comente aqui e compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *