Aposentadoria: como garantir seu padrão de vida na terceira idade

É super comum que grande parte das pessoas se preocupe com sua situação financeira quando atingirem a terceira idade, já como mão de obra inativa e em uma etapa da vida em que provavelmente precisarão de mais remédios e cuidados médicos. Porém, juntamente com essas preocupações vem também o desejo de aproveitar um pouco mais o tempo livre de aposentadoria para passear, conhecer novos lugares e, por que não, experimentar coisas novas!

Como se sabe que aquilo que o Estado oferece pelo INSS não é uma renda fixa tão boa assim, é importante se planejar, preparando-se para a chegada dessa fase desde agora, enquanto ainda se está trabalhando, não concorda? Pois então que tal conhecer algumas valiosas dicas para manter o padrão de vida quando a aposentadoria finalmente chegar? Acompanhe:

Considere a expectativa de tempo

Pode parecer uma bobeira agora, mas é conveniente antever aproximadamente até quando você pretende trabalhar. É claro que alguns problemas ou imprevistos podem ocorrer no meio do caminho, mas visualizar sua expectativa de vida pode ajudá-lo a estabelecer seus objetivos para o período da aposentadoria e a partir de quando poderá desfrutar desse merecido descanso, tomando as decisões financeiras certas no atual momento.

Faça uma reserva financeira

Uma das determinações mais apropriadas que se deve começar a colocar em prática desde já é separar parte de sua renda atual — um valor fixo mensal — para juntar ao longo dos próximos anos e poder ficar mais garantido em sua aposentadoria. Você pode reorganizar a vida segundo suas prioridades de consumo, sempre deixando um percentual como reserva intocada no banco ou em alguma aplicação financeira que não ofereça tantos riscos.

Controle seu orçamento doméstico

É essencial que você e sua família anotem os gastos mensais, a fim de entender para onde vão os recursos que têm disponíveis a cada mês e reconhecer se estão gastando mais dinheiro do que recebem. Essas anotações devem ser minuciosas, também para que vocês sejam capazes de ver quais despesas podem ser reduzidas ou até cortadas, de modo que sobrará mais renda no final do mês.

Construa um patrimônio

Uma recomendação super válida é investir parte de seu dinheiro em imóveis, por exemplo, de modo que você tenha uma renda extra com o pagamento dos aluguéis no futuro. Isso vai garantir que você embolse um rendimento a mais, além daquele que você já economizou e está rendendo juros no banco. Sem contar que você ainda contará com um patrimônio do qual pode, se necessário, desfazer-se em caso de emergências ou obrigações com as quais tenha que arcar mais adiante.

Tenha uma previdência privada

Contar apenas com a previdência pública quer dizer se submeter aos desmandos do governo, que invariavelmente muda as regras de cálculos previdenciários, além de eventualmente atrasar os pagamentos feitos aos aposentados. E é por isso que contratar um plano de previdência privada certamente garantirá um futuro bem mais seguro e previsível.

Viu só como, com apenas algumas medidas preventivas, é possível valer-se de seu período de aposentadoria de maneira mais ampla e proveitosa, sem ter que passar por contratempos financeiros? Então agora comente aqui e nos conte: como você tem cuidado de seu futuro? Compartilhe suas experiências e preocupações conosco! Participe!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *