Alugar ou financiar uma casa: qual a melhor opção?

A questão cultural do sonho da casa própria, de tão arraigada na cultura brasileira, acaba fazendo com que muita gente não goste nem de pensar em alugar um imóvel, já partindo logo para a aquisição. Mas é preciso, nessa hora, considerar o contexto. A verdade é que surgiram no mercado várias modalidades de financiamentos, mas também surgiram, proporcionalmente, as enormemente variadas e temidas taxas.

Assim, antes de tomar essa decisão tão importante, é necessário colocar as contas no papel de forma detalhada para verificar se o aluguel pode ser uma boa alternativa enquanto se economiza para a compra futura do imóvel, por exemplo. Quer conhecer alguns fatores que podem influenciar nessa decisão? Então confira agora mesmo nosso artigo:

Planejamento de vida

Os planos de um casal recém-casado são muito diferentes de um jovem que acaba de sair da casa dos pais, não é mesmo? O casal possivelmente vai querer ter filhos e, por isso, já pensa em um imóvel que comporte essa vida hipotética no futuro. Já o jovem pode querer apenas morar mais próximo do trabalho, a um custo menor, para possibilitar a concretização de um intercâmbio no próximo ano. Considerando essas e tantas outras variáveis, planejar com detalhes como será seu lar para poder se decidir acertadamente sobre adquirir ou alugar uma casa é um passo inicial obrigatório para qualquer realidade.

Organização financeira

Há quem só consiga adquirir certas coisas na vida se tiver um carnê em mãos para pagar mensalmente, em vez de ter que juntar dinheiro para pagar à vista mais tarde. E essa realidade é muito mais comum do que você provavelmente imagina. Se você tem esse perfil, talvez seja melhor recorrer ao financiamento, para garantir que, ao final de 20 ou 30 anos, você tenha concretamente um patrimônio. Mas entenda: isso definitivamente não quer dizer que essa opção é a mais vantajosa, mas, sim, que é a mais apropriada para o seu perfil financeiro.

Localização e estilo de vida

Tem gente que faz questão de morar ao lado do trabalho, não valorizando tanto o conforto. Já outros preferem morar em uma casa maior, mais confortável, com quintal e mais afastada dos grandes centros, por mais que tenha que enfrentar trânsito na hora do rush. Para quem não se preocupa muito com a estrutura da moradia, pode ser um bom negócio alugar um imóvel enquanto junta dinheiro para comprar um mais adequado no futuro. Para esse perfil de comprador, é mais fácil pagar um valor de aluguel inferior às parcelas do financiamento.

Comparação dos valores

Esse é o ponto mais importante, o que realmente deve fazer você se decidir por alugar ou comprar um imóvel. Quando fizer as contas de cada uma das opções, considere todas as variáveis envolvidas. Ao optar por comprar, por exemplo, saiba que não é só o valor do imóvel que deve ser levado em conta. Existem os juros do financiamento, o percentual do corretor — que normalmente fica em torno de 6% do valor total do imóvel — e os impostos e as taxas, que podem chegar a 5% do valor da aquisição. Também é preciso considerar os valores relacionados à decoração da casa nova, pois certamente ela vai precisar de reparos e diversos utensílios.

No caso do aluguel, devem ser levados em conta valores como o seguro fiança, caso você não tenha um fiador, cujos valores podem variar de 6,5% a 11% do valor do aluguel, podendo, inclusive, cobrir não só o aluguel como também condomínio, IPTU e contas de água, luz e gás.

Viu como há muito mais envolvido nessa decisão do que simplesmente o valor da parcela ou do aluguel? Ao final do post, comente aqui e nos conte sobre a melhor opção para o seu perfil, financeiro: comprar ou alugar? Divida suas impressões conosco!

 

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *