7 dicas para ter disciplina e guardar dinheiro

A disciplina é fundamental em todos os aspectos da vida, não é mesmo? Principalmente quando o assunto é guardar dinheiro. Seja para o futuro dos filhos, para pagar a faculdade, comprar um imóvel ou para desfrutar da velhice com mais conforto, é preciso planejar seu futuro financeiro.

Mas apenas planejar não adianta, é preciso executar! E para executar é preciso ter disciplina, certo? Então foi por isso que resolvemos, hoje, listar aqui 7 dicas para que se tenha a disciplina necessária para conseguir guardar algum dinheiro. Então vamos lá?

Faça um controle

Pode ser uma planilha, um software de gestão financeira ou até mesmo um caderno: o que importa é que você mantenha suas despesas bem anotadas e sempre à vista, para saber exatamente de quanto você precisa para viver e o quanto pode poupar. Alimente esse controle diariamente para não perder nenhum mínimo centavo de vista.

Divida tudo em porcentagens

Se você tem salário fixo, fica bem mais fácil projetar seu fluxo de caixa e, assim, controlar os gastos. Divida seu salário em porcentagens, como, por exemplo, 30% para as despesas da casa, outros 30% para as despesas com o automóvel e o financiamento imobiliário, 20% para um investimento de longo prazo e mais 20% para despesas pessoais. No começo pode ser difícil se acostumar com o controle, mas é só questão de tempo até tudo virar rotina.

Subestime seus ganhos

Caso sua renda seja variável, a previsão de receita fica um pouco mais complexa, por isso é importante que você não conte com o que possivelmente não vai ganhar. Faça uma média dos ganhos dos últimos ganhos, considerando tanto os períodos de muito como os de pouco movimento. Considere a média como se fosse sua receita mensal e se planeje em cima desse valor. Tudo o que ultrapassar essa média pode ser direcionado para um investimento de médio ou longo prazo, por exemplo.

Extermine as dívidas

Se você tem altas faturas de cartões de crédito, parcelamentos a perder de vista e algum financiamento, procure exterminar tudo de uma vez. Use o dinheiro da poupança para quitar dívidas que estejam gerando juros, pois a correção da poupança sempre será inferior. Depois disso, trate de esquecer que os cartões de crédito existem, pare de fazer parcelamentos e só compre à vista. Se não tiver o dinheiro em mãos para o investimento em questão, espere!

Dificulte os gastos

Quando você sai de casa com o cartão do banco no bolso, a sensação é que há dinheiro sobrando, e a tentação pode acabar vencendo. Mas se você determina um orçamento semanal para si mesmo e fica com o dinheiro na carteira, a consciência de estar gastando mais do que deve é maior. Então o cartão fica em casa, para eventuais emergências, e o dinheiro contado vai para o bolso.

Faça investimentos a longo prazo

A poupança é o investimento mais procurado pelos brasileiros, mas também é o primeiro a ser usado quando a situação aperta. Sendo tão fácil sacar o dinheiro da poupança, fica difícil se disciplinar para não utilizá-lo em uma necessidade. Sendo assim, faça investimentos de longo prazo, que não possam ser retirados tão facilmente. Dessa maneira você protege tanto seu investimento como seu futuro.

Fale com um especialista

Se guardar dinheiro é realmente um problema para você, talvez seja hora de falar com um especialista em finanças pessoais, que poderá auxiliá-lo na eliminação das dívidas e dos gastos supérfluos, construindo um planejamento financeiro efetivo para que você atinja seus objetivos.

E então, pronto para começar a poupar dinheiro com disciplina? Tem alguma dica para dar e enriquecer nossa lista? Comente aqui e divida suas sugestões conosco!

 

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *