economizar dinheiro

5 segredos para economizar dinheiro

Você, com toda certeza, já pensou em fazer uma viagem de férias, comprar um carro ou uma moto ou até mesmo a tão sonhada casa própria. Mas, em muitos casos, não é fácil alcançar estes sonhos, o que deixa muitas pessoas desmotivadas.

Porém, se você se organizar e tiver um bom planejamento financeiro, pode alcançar qualquer um destes desejos. Veja neste post 5 segredos para poupar dinheiro e conseguir o que você deseja!

Avalie o seu orçamento

Para conhecer o seu orçamento é preciso registrar a entrada de recursos, representada pelo seu salário ou outra fonte de renda que você tenha, e também todas as saídas, que são os pagamentos que você faz de contas e gastos mensais, como aluguel, comida, roupas, lazer, etc.

Você pode anotar todos estes detalhes em um caderno ou em uma planilha eletrônica. Isto é importante para que você saiba o quanto está gastando, quanto está sobrando e, em um cenário negativo, faltando por mês no seu orçamento.

Corte gastos desnecessários

Caso você tenha falta de recursos ou ainda não esteja sobrando uma quantia para poupar, é hora de cortar gastos que não são essenciais; para isso, você pode consultar as anotações ou planilha que fez para conhecer o seu orçamento.

Idas ao cinema ou para comer fora podem ser reduzidas ou, se for necessário, até cortadas e substituídas por um filme em casa e uma refeição feita por você mesmo.

Estabeleça metas

Para que este processo fique um pouco mais fácil, que tal estabelecer algumas metas? Você pode, por exemplo, fixar uma meta de poupar 10% do seu salário por mês para aquela viagem dos seus sonhos ou, ainda, cortar um determinado percentual de seus gastos para comprar um carro.

O dinheiro que foi reservado para poupar ou para comprar algo que você já quer não deverá ser utilizado em outras coisas. Por isso é preciso ter, antes de tudo, disciplina para não prejudicar seus objetivos.

Converse com sua família

Outro segredo para facilitar a economia é envolver a sua família, inclusive os seus filhos. Explique a todos a situação e peça a cooperação para que o objetivo maior de todos seja alcançado.

No caso das crianças é preciso atenção e tato: explique que o momento é de economia por uma boa razão e que elas podem contribuir ao poupar gastos e pensar duas vezes antes de pedir algo.

Evite e substitua os juros mais altos

Caso você tenha empréstimo ou dívidas com o cartão de crédito ou cheque especial, que possuem juros enormes, procure dívidas mais baratas como, por exemplo, a do empréstimo consignado, que é aquele já descontado em folha.

Porém, tenha o cuidado de usar o dinheiro para se livrar destas dívidas e não para adquirir outros bens ou serviços. Foco no seu objetivo é necessário e trocar as dívidas de forma inteligente deve fazer parte deste processo.

Neste post você viu alguns segredos para economizar e que eles são baseados no conhecimento detalhado do seu orçamento, no corte dos gastos supérfluos e no estabelecimento de pequenas metas para alcançar os seus sonhos. Além disso, é preciso envolver a sua família neste processo e fazer escolhas inteligentes, trocando, se for o caso, as dívidas mais caras por aquelas com juros mais baixos.

E você, qual dica oferece para alguém querendo economizar? Compartilhe conosco nos comentários!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *