investimentos sem imposto de renda

5 investimentos sem imposto de renda

Quer investir, mas não quer arcar com os custos do imposto de renda? Então conheça agora alguns investimentos para pessoa física que não sofrem descontos.

Antes de aplicar seu dinheiro, é necessário conhecer as opções que se apresentam, de maneira a ter melhores condições de fazer uma boa escolha. Por isso, acompanhe a seguir 5 investimentos que tem tudo para fazer seu dinheiro render mais.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um título de crédito de livre negociação, emitido por instituições financeiras devidamente autorizadas. A função deste título é voltada ao financiamento do setor imobiliário.

Já no caso da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), a captação do recurso é destinada ao financiamento da produção e comercialização de produtos ou insumos do agronegócio.

Ambas podem ser consideradas excelentes opções de investimento de renda fixa, possuindo data de vencimento e indexador de rentabilidade, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). O CDI possui variação de acordo com a taxa de juros brasileira, ou seja, ele flutua diariamente, dependendo das perspectivas de taxas futuras de juros.

A rentabilidade desses títulos é feita da seguinte maneira: a partir de um percentual fixo do CDI, o título varia dia após dia, ou seja, imaginando que uma pessoa contratou 100% do CDI, ela receberá diariamente exatamente o valor do CDI. Se o título contratado paga 95% do CDI, seu rendimento acompanhará a curva, mas será menor que o indexador. Quanto maior a porcentagem sobre o CDI, maior será o rendimento.

Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)

Outra possibilidade de investimento em renda fixa isenta de imposto de renda (e que possui uma das melhores rentabilidades) é o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI). Os CRIs são emitidos por securitizadoras e remuneram o investidor em função dos recebíveis imobiliários.

Pense numa construtora que ergue um imóvel para vendê-lo. A maioria dos compradores paga uma parte à vista e financia a outra, para ser paga em parcelas durante um período específico. Porém, isso acaba tendo um custo maior. Por não estar pagando o imóvel à vista, acrescentam-se ao investimento os juros do financiamento e o valor total aumenta.

Da mesma forma, a construtora quer o dinheiro o quanto antes e, para agilizar o processo, ela renuncia a uma parte dessa diferença para receber o dinheiro na hora. Assim, através de uma securitizadora, o investidor adianta o valor do financiamento para a construtora e, com isso, adquire o Certificado de Recebível Imobiliário. No final do contrato, ele terá recebido o valor integral que aplicou e mais um pedaço daquela diferença de juros. Um excelente negócio!

Da mesma forma, os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) são emitidos por companhias securitizadoras e oferecem remuneração a partir dos recebíveis da cadeia de agronegócio, fazendo com que o investidor contribua com atividades no setor. A remuneração oferecida é pré ou pós-fixada.

Debêntures de infraestrutura

Quando a empresa busca captar recursos financeiros para investir no próprio crescimento, vendendo títulos, chamamos isso de debênture. Assim, o investidor que compra o título torna-se credor da empresa, e receberá o valor investido no período predeterminado, além de um rendimento definido na escritura da emissão.

No Brasil, a emissão de debêntures de infraestrutura tem sido uma das práticas mais rentáveis do mercado.

Com a oscilação da economia em nosso país, não tem sido fácil economizar, quanto mais investir. Além disso, a mordida do Leão faz com que muitos investidores sofram prejuízos em seus investimentos. Sendo assim, é preciso pensar em opções para investir sem imposto de renda e obter uma boa rentabilidade.

E você? Já buscou investimentos mais lucrativos que a poupança e que não incidem imposto de renda? Deixe aqui seu comentário.

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *