compra de um imóvel

5 dicas para economizar e acelerar a compra de um imóvel

A aquisição de um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas, mas é também um grande desafio, porque exige muitos cortes de gastos e sacrifício. E é por isso que muitos consumidores às vezes se perdem em meio às possibilidades, acabando por se endividar e encontrar dificuldades sérias para quitar o financiamento ou o empréstimo assumido. Que tal ver algumas sugestões para você economizar mais dinheiro e comprar seu imóvel mais fácil e rapidamente? Então confira nosso post e transforme seu sonho em realidade:

Reserve uma quantia mensal

Juntar dinheiro para fazer um investimento maior no futuro pode ficar muito mais fácil se você criar um compromisso de pagamento mensal para si mesmo. Nesse cenário, você retiraria pelo menos 10% de seus rendimentos e colocaria em algum fundo de renda fixa ou investimento de resgate a médio prazo, os quais permitem que você saiba exatamente quanto vai ganhar no final de um determinado período.

Aplique um montante em CDBs

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são títulos privados emitidos de forma exclusiva pelos bancos. Eles podem ser fixados previamente, de modo que o cliente combine uma taxa fixa de retorno com a instituição financeira, ou pós-fixados, utilizando um indexador para calcular a renda a ser obtida com o investimento.

O risco dessa aplicação fica por conta de uma eventual falência do banco. Contudo, a vantagem maior é que o investimento de até 250 mil reais no CDB é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito. Como a garantia vale por cada CPF e instituição financeira, admite-se a decomposição de mais de uma aplicação naquele valor em vários bancos.

Acabe com todas as suas dívidas

É preciso um pouco de força de vontade para evitar as compras a prazo durante um bom período, a fim de não comprometer seu dinheiro com aquisições que atrasarão a concretização do sonho da compra do imóvel. Se existem contas em aberto de obrigações assumidas em outras épocas, esforce-se para liquidar os compromissos e não ficar preso aos juros excessivos que geralmente são cobrados nas parcelas.

Pesquise sobre os financiamentos

São inúmeros os contratos de financiamento de casa própria nos bancos, com distintas taxas de juros e condições de custeamento. Por isso, tente financiar o menor valor possível e pelo menor tempo exequível de acordo com suas condições. Busque dar a maior entrada que puder e não assine um contrato de financiamento que vá comprometer sua renda por mais do que 15 ou 20 anos e de parcelas relativas a mais de 30% da sua renda líquida.

Faça um bom orçamento doméstico

Vale a pena anotar todas as suas despesas, não só para entender bem onde e como você e sua família gastam os recursos disponíveis, mas também para identificar os gastos supérfluos ou menos relevantes, que podem ser cortados ou bastante diminuídos. Deve-se criar um controle de forma que não se gaste mais do que se ganha, anotando cada saída e entrada de recursos, a fim de ver por onde seu dinheiro está escapando.

É importante lembrar que, se você fizer as coisas certas agora, terá um retorno positivo mais tarde e conseguirá conquistar uma qualidade de vida por muito mais tempo. Pensando bem, claro que vale um esforço, não concorda?

Agora comente aqui e nos conte o que você tem feito para acelerar a compra do imóvel dos seus sonhos! Como anda seu controle financeiro? Compartilhe suas experiências conosco!

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *