poupar dinheiro

5 atitudes garantidas para poupar dinheiro como um profissional

Você sabe que o primeiro passo para conquistar seus objetivos e concluir suas metas é poupar dinheiro, certo? Mas será que suas atitudes atuais são suficientes para que o montante economizado no final do mês seja realmente relevante?

Para responder sua pergunta, listamos a seguir 5 atitudes para poupar dinheiro como um profissional. Recorrendo a algumas estratégias que podem ser aplicadas no dia a dia, é possível realizar sonhos e, acima de tudo, manter a saúde financeira em dia. Acompanhe e torne-se um expert em finanças domésticas.

1. Identificar o destino do seu dinheiro

Antes de traçar seus objetivos, é preciso conhecer o seu orçamento em detalhes. Entender o destino dos rendimentos por meio de um planejamento financeiro é importante para que análises sejam feitas e, caso necessário, cortes sejam realizados.

É possível consolidar essas informações de diversas formas — cabe a você definir qual delas se ajusta melhor à sua rotina. Você pode registrar os gastos mensais em planilhas eletrônicas, em listas manuais ou, de uma maneira mais organizada e simplificada, em gerenciadores financeiros. Nessa última opção, as despesas podem ser categorizadas tanto automaticamente quanto manualmente, permitindo uma melhor visualização.

2. Definir objetivos

Com seu orçamento mensal em mãos, é chegada a hora de definir objetivos. Pode parecer que não, mas saber exatamente quais são os seus planos em curto, médio e longo prazo motiva ainda mais a poupança de dinheiro.

O melhor caminho é definir objetivos listando-os em ordem de importância. Além disso, é preciso ir com calma e cumprir suas metas por etapas, uma por vez. Inicie a próxima somente quando tiver cumprido a meta anterior.

3. Ter um consultor financeiro

Se você quer poupar dinheiro como um profissional, nada mais indicado do que contar com o auxílio de um especialista. Contratando um plano de consultoria financeira, é possível descobrir com mais eficiência a origem da desordem em suas finanças e reverter a situação.

Se você realizou um investimento e não obteve o retorno esperado, mais um motivo para ter um consultor financeiro. O profissional ajudará a analisar os seus investimentos, indicar soluções eficazes e recomendar outros investimentos que ofereçam um alto grau de retorno.

4. Comprar à vista sempre que possível

A maioria das pessoas não tem o costume de realizar compras à vista. Muitas vezes, pelo desejo imediato de ter o bem em mãos, acaba optando por parcelamentos cujos juros embutidos nas parcelas, quando somados, representam até 100% do valor real do produto.

Para quem está poupando, vale se afastar das compras a prazo e considerar os pagamentos à vista. Além de economizar com a ausência de juros, quem compra à vista tem um poder de compra maior, o que possibilita a conquista de melhores condições e descontos.

5. Não utilizar o cheque especial

O cheque especial é um dos benefícios concedidos pelos bancos que mais compromete o orçamento doméstico. Em agosto de 2016 a taxa de juros foi de 321,1% ao ano. Já parou para imaginar o custo destes juros, adicionado ao valor utilizado, em suas finanças?

O grande erro das pessoas é considerar o limite do cheque especial como renda disponível, o que é muito perigoso. Deve-se lembrar que, se o montante for utilizado, o valor devido ao banco vai muito além do contratado. Para não desestabilizar as finanças e conseguir poupar, livrar-se do cheque especial é obrigação.

Aproveite nossas dicas para rever suas ações e mudar de atitude. Poupar dinheiro e conquistar seus sonhos é possível, basta ter determinação, foco e, sempre que for possível, um especialista ao lado!

Você sabe poupar dinheiroGerencia seus gastos utilizando algum dos caminhos listados no post? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco.

Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *