mercado de ações

4 dicas para investir no mercado de ações com segurança

Investir é uma prática não muito comum da população brasileira. A grande maioria não o faz, e quem faz opta por investimentos financeiros seguros como poupança, tesouro direto, aplicação financeira ou investimentos em renda fixa (CDB, LCI ou LCA).

Algumas pessoas, porém, decidem investir no mercado de ações. Esse mercado ainda é pouco explorado no Brasil e, portanto, existem diversas histórias fantasiosas sobre os investimentos dessa metodologia. Pensar que você ficará milionário rapidamente ou que perderá todo o seu dinheiro da noite para o dia, são alguns exemplos. É necessário estudar e se preparar para conseguir investir na bolsa de valores com sabedoria, garantindo que seus objetivos sejam atingidos.

Aprenda neste post 4 dicas para investir no mercado de ações com segurança.

1. Seja disciplinado

A primeira dica para que você aprenda a investir com segurança é a disciplina. Ser disciplinado é fundamental para que você obtenha sucesso, afinal o mercado só reconhece financeiramente aquelas pessoas que se dedicam e sabem o que querem. Ao decidir investir você deve estar ciente de que uma parte do seu dinheiro será utilizada nessa nova empreitada, ou seja, você terá menos dinheiro disponível para outros gastos.

A disciplina é importante não só para garantir que você invista certa quantia de dinheiro todo mês, mas também para que você seja fiel às suas escolhas. O mercado de ações é conhecido por ser um investimento em longo prazo, sofrendo muitas movimentações diárias. Sendo assim, é importantíssimo que você tenha disciplina em manter as ações escolhidas, em vez de trocá-las a cada alta ou baixa.

2. Estabeleça objetivos

Investir não é uma tarefa fácil. É complicado separar todo mês uma quantia de dinheiro para aplicar em vez de utilizá-lo em outras atividades. Para facilitar esse processo, é interessante que você estabeleça os objetivos para os quais você está investindo.

Investir só para ganhar mais dinheiro é válido, mas ao passar do tempo você perderá a disciplina e a motivação de fazê-lo. Comprar um apartamento (ainda mais com os altos preços do Brasil), comprar o carro dos seus sonhos ou fazer uma grande viagem internacional são alguns exemplos de objetivos em longo prazo que você pode considerar ao entrar no mercado de ações.

3. Defina seu perfil de investidor

Para investir com sucesso na Bolsa de Valores é necessário definir seu perfil de investidor. O perfil do investidor nada mais é do que uma divisão das particularidades financeiras que você suporta aceitar, como, por exemplo, os riscos que você está disposto a correr. É imprescindível fazer essa definição antes de entrar no mercado, uma vez que ela vai direcionar seus investimentos.

Existem 3 perfis de investidor, os conservadores (aqueles que têm aversão ao risco), os moderados (aqueles que aceitam correr um risco médio) e os arrojados (profissionais que optam por grandes investimentos em renda variável). Pesquise mais sobre o assunto e defina seu perfil!

4. Aposte numa consultoria especializada

Como todos sabem, investir no mercado de ações não é uma tarefa simples. Além das dicas anteriores é necessário um planejamento financeiro pessoal completo e muito estudo e conhecimento. É válido apostar em empresas especializadas em consultoria de investimentos, aumentando suas chances de sucesso, evitando os erros mais comuns.

Dessa maneira você terá um consultor financeiro pessoal, que será o responsável por analisar e ajudar a definir seu perfil de investidor, acompanhar semanalmente suas finanças pessoais e traçar a melhor opção para que seus objetivos sejam alcançados. Com uma boa consultoria financeira você não perderá dinheiro ao investir, verá todas as suas finanças organizadas, criará um planejamento financeiro pessoal personalizado e se tornará um investidor de sucesso.

Deseja investir no mercado de ações com segurança? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a WG Finanças e encontre a solução para os seus problemas.

Nossa Consultoria

Logotipo WGFP Conheça nossos serviços e torne sua vida financeira mais rentável.
Gostou do texto?
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *